terça-feira, 26 de agosto de 2014

EUA preparam opções militares contra Estado Islâmico na Síria

Os Estados Unidos preparam opções militares para pressionar o Estado Islâmico na Síria, informou o Exército dos EUA nesta segunda-feira, mas autoridades afirmaram que ainda nenhuma decisão foi tomada para expandir as ações dos EUA além dos bombardeios aéreos que já estão sendo feitos no Iraque.
O presidente norte-americano, Barack Obama, tem limitado a campanha militar no Iraque, focando na proteção de diplomatas e civis norte-americanos ameaçados. Ainda assim, autoridades não descartam uma escalada das ações militares contra o Estado Islâmico, que aumentou suas ameaças abertas aos EUA.
O chefe do Estado-Maior conjunto, general Martin Dempsey, disse na semana passada que o Estado Islâmico precisa ser abordado de "ambos os lados do que, agora, representa uma fronteira não existente" entre a Síria e o Iraque. O porta-voz de Dempsey confirmou nesta segunda-feira que as opções contra o Estado Islâmico estavam sendo revisadas e ressaltou a necessidade de formar "uma coalizão de parceiros capazes, regionais e europeus".
"Juntamente com o Comando Central, (D
empsey) está preparando opções para abordar o Isis tanto no Iraque quanto na Síria, com uma variedade de ferramentas militares, incluindo ataques aéreos", disse o coronel Ed Thomas. "O importante é que as nossas forças estão inclinadas a uma parceria com aliados regionais contra o Isis." O Estado Islâmico era conhecido anteriormente como Isis.
Dois outros oficiais norte-americanos reconheceram a preparação de opções de ataque contra o Estado Islâmico na Síria e um deles disse que o planejamento já estava sendo feito há algumas semanas. Ainda assim, nenhum deles sugeriu que a iniciativa militar dos EUA seria iminente. Foto: EBC
Créditos: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.