sábado, 14 de março de 2015

Miilhares tomam as ruas do País em defesa da democracia


Manifestantes caminham pelas ruas de São Paulo (Foto Mídia NINJA)Milhares de brasileiros tomaram as ruas em 23 estados e no Distrito Federal, nesta sexta-feira (13), durante manifestações pacíficas em defesa da democracia e do governo da presidenta Dilma Rousseff. Movimentos social e sindical organizados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT),  reivindicaram a reforma política e defenderam a Petrobras.
“A eleição já acabou. Esse ato fala que o Brasil precisa acabar com esse terceiro turno”, afirmou o presidente da CUT, Vagner Freitas, durante ato em São Paulo.
“As pessoas que querem se manifestar contra ou a favor do governo ainda têm muito espaço, porque isso é uma Democracia”, enfatizou.

“Nosso ato não é contra outro ato. Nosso ato é em defesa da soberania nacional e da Petrobras”, completou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil de São Paulo (CTB-SP), Onofre Gonçalves.
“Quem quiser falar contra isso, faça o ato no domingo”, disse.
O secretário nacional do PT, José Américo Dias, avalia que grande adesão as manifestações desta tarde é prova do forte apoio ao governo da presidenta Dilma.“Os atos de hoje foram legítimos e demonstraram uma força muito grande dos apoiadores do governo. Foram passeatas entusiasmadas e participativa mesmo debaixo de chuva”, afirmou.
Em São Paulo, a concentração na Avenida Paulista reuniu aproximadamente 100 mil pessoas no fim da tarde, segundo a CUT. A passeata foi até a Praça da República, no centro da cidade. Os discursos pedem a reforma política, o fim do financiamento privado para campanhas eleitorais, a defesa da Petrobras e dos direitos trabalhistas.

“Não podemos vacilar. Há uma onda golpista e conservadora querendo se aproveitar do momento. Essa onda está no Congresso e coloca em risco os direitos da classe trabalhadora”, dise Adilson Araújo, presidente da CTB.
Em Natal, Rio Grande do Norte, os atos ocorreram no centro de Natal, em frente à Catedral Metropolitana. Cerca de 1,2 mil pessoas caminharam em direção à Praça 7 de Setembro.
No Rio de Janeiro, manifestantes se reuniram em frente à sede da Petrobras, no centro da capital. Cerca de 15 mil pessoas permaneceram em protesto no bairro da Cinelândia.

No Distrito Federal, 2 mil manifestantes tomaram as ruas por volta das 17h, na rodoviária do Plano Piloto. Logo depois, os manifestantes realizaram uma caminhada pelo Eixo Monumental em direção ao Congresso Nacional.
Para a diretora da CUT-DF, Marilucia de Oliveira Cardoso, os movimentos sociais estão unidos para defender o Brasil. “Nós nascemos e lutamos na militância pela igualdade das pessoas e estamos aqui, hoje, para reafirmar que o Brasil é democrático sim, porque foi uma conquista do povo e não vamos abrir mão disso” destacou.
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) participou do ato promovido em Brasília e pediu ao povo que permaneça vigilante e pressione o Congresso Nacional para que faça as reformas política, tributária e de comunicação. Para ela, a oposição se apropria de uma “lógica de impeachment golpista”, mas os partidos progressistas e os movimentos sociais não irão permitir.
“Nós não vamos permitir que seja pisoteada a democracia e o Brasil. Estamos e vamos continuar nas ruas”, afirmou Kokay.
Créditos: Agencia PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.