quarta-feira, 11 de março de 2015

Estado Islâmico destrói uma igreja no século X

 A indignação do Estado Islâmico sobre outras culturas não para. Seu último movimento deste tipo foi destruída ontem, uma igreja caldéia de século X perto de Mosul, no Iraque e um cemitério próximo, o jornal International Business Times.
O grupo jihadista soprou o mosteiro de Saint Goerge ou Markourkas , segundo disse que metade do arqueólogo Assírio e diretor de Assuntos Indígenas e Patrimônio Cultural na Queixa Ação, Nínive Yakou.
O edifício, localizado no bairro de Ba'werah em uma colina ao norte de Mosul, através do rio Tigre, foi fundada pela Igreja Assíria do Oriente, no século X e reconstruída pela Igreja Católica Caldéia, em 1846.
"O mosteiro atual foi construída em cima de um sítio arqueológico contendo antigas ruínas assírios. Era um sinal importante de continuidade dos assírios a nossa cultura ", disse o especialista.
"Estado Islâmico está a destruir o património cultural do Iraque . O mosteiro foi classificada como património cultural. É uma limpeza étnica e cultural " , acrescentou.
A notícia foi confirmada pelo Dureid Hikmat Tobia, assessor para o Iraque para as minorias na província Ninawah, de acordo com a agência de notícias turca Anadolou.
Ofensiva contra o Estado Islâmico
Mais de uma semana após o início de uma ampla ofensiva contra a milícia islâmica estado terrorista, as forças iraquianas começou o ataque contra a cidade de Tikrit, perto de Mosul, de acordo com círculos informados de segurança.
O Exército e as milícias xiitas estão atacando Estado Islâmico de três lados diferentes, disseram as fontes.
Tikrit está localizado em uma rota de importância estratégica que liga a iraquiana Bagdá, com o norte de Mossul, um reduto do Estado Islâmico.
Neste sentido, a aviação do exército iraquiano lançou hoje milhares de folhetos sobre a Mosul para informar os moradores que a liberação dessas terras é o próximo.
O chefe do comitê da província Conselho de Nínive, cuja capital é Mosul, Mohammed al-Bayati segurança, explicou que nos folhetos para as pessoas a ficar longe dos quartéis e sedes de EI adverte. T lso exortar o povo de Mosul para não colaborar com os jihadistas e prometeu que as forças armadas iraquianas não vai atacar civis quando entrar na cidade. O texto é assinado pelo Ministério da Defesa iraquiano.
Com a grande ofensiva, as forças iraquianas quer retomar a cidade, localizada a cerca de 170 quilômetros ao norte de Bagdá.
Ao avançar para a Tikrit, o exército e as milícias tomaram na noite de ontem na cidade de Al Alam , a norte de Tikrit. Jihadistas EI edifícios e lojas queimados antes de fugir, disse um oficial de segurança.
O governo iraquiano mobilizou 30.000 soldados para a ofensiva, de acordo com seus próprios dados. Nos últimos dias, o exército e as milícias se dirigiram para Tikrit de várias direções, enquanto EI tentar atrasá-los com ataques suicidas e armadilhas.
(Com informações da DPA e EFE)
Créditos : Cubadebate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.