A área de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) apresenta duas novidades no Plano Safra 2015-2016. A primeira é que o número de famílias atendidas passa das atuais 100 mil para 330 mil em todo o País. A segunda é o início das atividades da Agência Nacional Assistência Técnica e Extensão Rural, a Anater, com a nomeação do engenheiro agrônomo Paulo Guilherme Cabral para a presidência do órgão.
“Sabemos que a demanda por assistência técnica é maior, mas temos a perspectiva de aumentar a capacidade de atendimentos nas próximas safras com uma agência mais ágil, como a Anater”, afirma o coordenador-geral de Fomento da Diretoria de Ater no MDA, Everton Ferreira. O serviço de Ater consiste em visitas para identificar as necessidades e potencialidades de cada família. Há dois tipos de assistência, a universal, aplicada a agricultores adultos e do sexo masculino, e a especializada, voltada a praticantes da agroecologia, mulheres e jovens.
Segundo Ferreira, o atendimento especializado parte do modo de vida que o assistido quer desenvolver. “É o projeto de vida dela ou dele. Quando você faz o trabalho com a família como um todo, é um trabalho geral e com gestão da figura masculina.” Durante a cerimônia do Plano Safra, também foi anunciada a realização da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Cnater). No segundo semestre de 2015, acontecerão as etapas estaduais, temáticas e territoriais, quando serão eleitos delegados para a etapa nacional, que acontece no próximo ano. Fonte:Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Créditos: Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.