sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Chegada de 3 milhões de migrantes ajudará economia europeia

A chegada de três milhões de migrantes à União Europeia entre 2015 e 2017 poderá ter um impacto "leve, mas positivo" na economia do bloco, estimou nesta quinta-feira (5) a Comissão Europeia, que prevê um crescimento moderado da zona do euro em 2016 e 2017Trata-se da primeira avaliação econômica da Comissão sobre o impacto dos solicitantes de asilo na UE desde o agravamento da crise migratória.

 "Quase três milhões de pessoas adicionais chegarão à UE no período", afirma a Comissão nas previsões econômicas de outono (hemisfério norte), nas quais considera que o fluxo ter uma impacto "leve mas positivo" na economia do bloco.

A Comissão prevê a chegada de um milhão de pessoas em 2015, 1,5 milhão em 2016 e meio milhão em 2017. Essas chegadas são traduzidas por um aumento da população do bloco de 0,4%, uma vez que as solicitações de asilo sejam aceitas. "Existirá um impacto sobre o crescimento econômico que poderia ser leve, mas positivo para a UE em seu conjunto, e aumentar o PIB entre 0,2% e 0,3% em 2017", afirmou o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, em uma entrevista coletiva.

A avaliação leva em consideração os gastos públicos adicionais, assim como o aporte da mão de obra adicional no mercado de trabalho, segundo Moscovici. Em suas previsões, a Comissão prevê um crescimento moderado do PIB dos 19 membros da zona do euro.
Créditos: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.