quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O Diabetes é ruim para o cérebro

O diabetes, conhecido por aumentar o risco de infarto, de distúrbios da vista, de acidente vascular cerebral ou de insuficiência renal, desempenharia também um papel no desenvolvimento das demências, incluindo a doença de Alzheimer. Especialmente em pessoas cujo controle da glicemia não é bom.
Entre estes últimos, o risco de demência é 50% maior que em diabéticos cujo controle glicêmico é bom, como mostra um estudo apresentado no último congresso de diabetologia em Estocolmo. Para atingir esse resultado, os pesquisadores do Instituto de Gotemburgo, na Suécia, acompanharam por oito anos mais de 350.000 diabéticos com idades superiores a 50 anos e sem demência quando foram incluídos no estudo. Esses pacientes foram acompanhados até sua morte, sua admissão no hospital por demência ou no final do estudo em 2012. Os autores tentaram explorar a associação entre uma «testemunha» da doença, a taxa de hemoglobina glicada e o risco de internação por demência em pessoas com diabetes do tipo 2.
Ligação entre hiperglicemia e distúrbios cognitivos
A concentração de hemoglobina glicada que mede a taxa média de açúçar no sangue dos últimos três meses traz informações sobre a qualidade do equilíbrio glicêmico. Trata-se de um índice de retrospectiva, em contraste com a glicemia que fornece um resultado válido para o dia da coleta. No total, 13.159 eventos de demência foram observados ao longo de um seguimento médio de 4,8 anos. E os pacientes com hemoglobina glicada de 10,5% ou mais apresentaram 50 % de maior probabilidades de serem internados por demência que aqueles com taxa de hemoglobina glicada de 6,5%. «O cérebro depende da glicose para funcionar e não fabrica esta última, por isso, não é surpreendente que haja uma ligação entre a hiperglicemia e os distúrbios cognitivos », explica a Prof. Lyse Bordier, diabetologista no Hospital Bégin, em Saint-Mandé.
Ao longo do tempo, a hiperglicemia será responsável pela microangiopatia, ou seja, ela irá enfraquecer as paredes dos pequenos vasos sanguíneos que abastecem os tecidos com oxigênio e em nutrientes, causando distúrbios cognitivos e aumentando o risco de demência.
Será que isso significa que podemos prevenir as demências nos diabéticos ao controlar estritamente a glicemia? Lyse Bordier permanece cautelosa: «Este estudo demonstra que quando o diabetes é mal equilibrado, os riscos de demência aumentam, mas ela não aborda todos os parâmetros complexos envolvidos no surgimento de distúrbios cognitivos dos diabéticos. Especialmente o papel deletério das hipoglicemias », destaca a especialista. Por outro lado, as pessoas com maior risco de desenvolver uma demência no estudo sueco apresentaram taxa de hemoglobina glicada especialmente elevada.
Na França, menos de um diabético em cada dez alcançou esta taxa de 10 % de acordo com o Estudo Entred realizado pelo Seguro de Saúde e o nível médio é de 7,1 %. No entanto, podemos salientar que apenas 30 % dos diabéticos alcançam o equilíbrio glicêmico máximo inferior a 6,5 %. «Mas este objetivo máximo não significa muita coisa: ele deve ser individualizado de acordo com o paciente. Seremos bem mais ambiciosos com um quadragenário recém diagnosticado do que com uma pessoa de 85 anos de idade, com polipatologia », diz Lyse Bordier.(Por Anne Prigent – Le Figaro).
Créditos: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.