sexta-feira, 7 de julho de 2017

10 mil lojas fecham as portas no Brasil

A Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC) estima que no primeiro trimestre deste ano foram fechados 9,965 mil estabelecimentos no varejo brasileiro.
Segundo o economista Fábio Bentes, o volume de lojas fechadas foi o menor desde o primeiro trimestre de 2015 e mostrou uma queda de 75% ante igual período do ano passado, configurando uma piora menos intensa na atividade. Ele aposta que no ano o resultado de aberturas e fechamentos de estabelecimentos deve ficar no “zero a zero”.

Bentes trabalha com uma previsão de alta de 1,2% nas vendas do varejo ampliado e com um cenário moderadamente otimista para o desempenho das vendas no Natal, a principal data do comércio, com alta entre 1% e 3%, em contraponto à queda de 4,9% no ano passado. 

O economista avalia que, com a relativa estabilidade do câmbio, deve haver alta de importações no próximo Natal. “A receita de bolo é bem mais favorável no segundo semestre deste ano”, disse Bentes, citando a queda da inflação, a estabilidade cambial, a retomada dos empregos, a queda dos juros, entre outras.

O ex-diretor do Banco Central e chefe da divisão econômica da CNC, Carlos Thadeu de Freitas, disse que o ritmo de recuperação da atividade será determinado pela “âncora política”, mas traçou um cenário relativamente favorável para a trajetória da economia nos próximos trimestres e no próximo ano. PorFabio Graner | Valor Econômico.
Créditos: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.