quarta-feira, 5 de julho de 2017

Pesquisa descarta existência de vida em lua de Saturno

Cassini, Titan, & Saturn
As emissões dos gêiseres em Encélado, o sexto maior satélite natural de Saturno, que contém grande quantidade de álcool orgânico simples ou seja, metanol, não provam a existência de vida no seu oceano, disseram os paleontólogos em uma reunião anual da Real Sociedade Astronômica da Grã-Bretanha.

"A descoberta de oceanos e de condições potenciais para a existência de vida nas luas de planetas gigantes faz-nos levar a pensar que ela pode lá existir. Mas, lamentavelmente, neste caso o metanol surge não no subsolo de Encélado, mas no momento em que a água é expelida pelos gêiseres. Por isso, as moléculas de álcool provavelmente não representam indícios da existência de vida", disse Emily Drabek-Maunder da Universidade em Cardiff (no Reino Unido).

A mesma sonda Cassini descobriu moléculas de metanol há vários anos, e os paleontólogos tentavam descobrir a natureza da sua origem nas águas das luas de Saturno. As observações de cientistas revelaram que o metanol se forma não no subsolo de Encélado, mas no espaço, o que significa que ele tem origem não biológica, mas abiogênica.

Os cientistas agora esperam lançar outra sonda espacial para as luas de Saturno, porque a Cassini vai terminar sua missão e  se desintegrar na atmosfera de Saturno em meados de setembro.
Créditos: Sputnyk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.