Representantes de 55 países, entre eles pelo menos 27 chefes de Estado, participaram ontem (8), em Caracas, de uma cerimônia em homenagem ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que morreu terça-feira (5), aos 58 anos, após cerca de um ano e meio de tratamento contra câncer.
Após a execução do hino nacional bolivariano, na Academia Militar, onde está sendo velado o corpo de Chávez, o presidente em exerício, Nicolás Maduro, homenageou o líder venezuelano com uma réplica da espada do Libertador Simón Bolívar, herói nacional. Estão presentes chefes de Estado de quase todos os países da América do Sul. O presidente paraguaio, Francisco Franco, e as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Brasil, Dilma Rousseff, participaram anteriormente do velório, já voltaram a seus países.
O Brasil foi representado na cerimônia desta tarde pelo chanceler Antonio Patriota. A Espanha enviou o príncipe Felipe de Astúrias. Além dos líderes regionais, participaram dos atos fúnebres os chefes de Estado do Irã, Mahmud Ahmadinejad, Alexandr Lukashenko, da Bielorrússia, e Michell Martelly, do Haiti, entre outros.
O governo anunciou que, após a cerimônia de Estado, o corpo de Chávez ficará exposto para visitação pública por pelo menos mais sete dias.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.