sexta-feira, 15 de março de 2013

Secretaria de Meio Ambiente promove o 1° Mutirão do Lixo Eletrônico

multirão

A Secretaria de Meio Ambiente de Solânea, brejo paraibano, realizou um mutirão para recolhimento do lixo eletrônico (bateria de celular, pilha, TV) da cidade. O trabalho foi feito na quarta e quinta-feira e continuará até o sábado (16). Nesta quinta (14), o conjunto Ernestina Pinto e região foram beneficiados.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Solânea, o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Tomé, esteve com vários voluntários pelas ruas, recebendo de casa em casa os materiais doados. “Esses metais pesados que existem no lixo eletrônico são extremamente cancerígenos. Um  exemplo. Se um animal toma água contaminada por esses metais (chumbo, mercúrio) e nós comemos essa carne, temos uma grande chance de sofrermos de um câncer no futuro”, declara Tomé. Com apoio também da Rádio Correio da Serra FM, CCHSA (Campus III, UFPB – Bananeiras) e a ECOBRAS*, o projeto tem por objetivo conscientizar a população de não devolver para a natureza o que ela não criou.  Esse tipo de lixo além de contaminar águas, danifica o solo e ainda pode levar à morte. Por isso a importância de colocar o lixo no lugar certo. A empresa que receberá o material é a ECOBRAS, de Bayeux – PB. O lixo recolhido é levado para China e Itália, onde eles dão o rumo certo.
A Secretaria de Meio Ambiente de Solânea fica localizada no antigo prédio da prefeitura, ao lado da Praça 26 de Novembro. Para quem não teve tempo de procurar o lixo eletrônico, há um ponto de recolhimento no Campus III da UFPB, Bananeiras, na CCHSA. Mais informações sobre o projeto na Secretaria de Meio Ambiente.
Sobre a ECOBRAS*
A ECOBRAS foi criada para ajudar o nordeste brasileiro, retirando do meio ambiente todos os eletrônicos obsoletos na região.
Leia mais em Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.