Segundo se informa, isto foi feito para minimizar o perigo de fulminação das pessoas pela eletricidade.
As autoridades de Praga fecharam totalmente o trânsito em 19 ruas perto do rio Vltava, devido às alagações e à necessidade de construir barreiras protetoras. Espera-se que nos próximos tempos outras 5 ruas sejam fechadas para todo tipo de trânsito.
Na segunda-feira, as estações de metrô no centro de Praga continuarão fechadas para entrada e saída de passageiros. As águas do rio continuam subindo. Segundo os meteorologistas, a chuva só terminará na manhã da segunda-feira.
Outra pessoa morreu na República Tcheca pela inundação
Socorristas tchecos encontraram, nas proximidades de Praga, em uma casa desmoronada devido à inundação, o corpo de um homem, a segunda vítima da inundação deste ano.
A primeira vítima da inundação nesse país, foi uma mulher também encontrada sob os escombros de uma casa desmoronada. Além disto, o serviço de socorro está procurando, pelo segundo dia, três funcionários seus desaparecidos durante as operações de socorro à população.
As operações de socorro na zona alagada realizam-se em condições difíceis. Só é possível chegar às casas de bote, os socorristas também utilizam helicópteros.
Cidades alemãs pedem ajuda de militares contra inundação
Várias cidades alemãs já pediram o exército que enviasse militares para combater as inundações.
As fortes chuvas, que não param durante vários dias, provocaram inundações em toda uma série de regiões da Alemanha. A calamidade afetou sobretudo a Saxônia, Baviera e Baden-Vurtemberga. As duas primeiras vítimas desapareceram na sexta-feira e no sábado.
Antes, o prefeito da cidade de Passau, no Danúbio, Jurgen Dupper, anunciou que o nível da água dentro dos limites urbanos poderia subir para 11 metros, ultrapassando, assim, o índice da chamada “inundação do século”, de 2002, quando a água subiu até 10 m 81 cm.
Ameaça de inundações e desabamentos na Áustria
Duas pessoas são dadas como desaparecidas na cidade austríaca de Taxenbach em consequência dos desabamentos provocados pelas incessantes chuvas torrenciais. Pelo menos, 200 pessoas foram evacuadas.
A natureza afetou sobretudo o Oeste e Norte desse país. Centenas de bombeiros, socorristas e militares instalam barreiras para se proteger das inundações e ajudam a evacuar os habitantes. Foi perturbado o tráfego ferroviário; ficaram alagadas algumas rodovias. Em poucos dias, na Áustria caíram precipitações habitualmente correspondentes a dois meses.
Metrô de Praga foi fechado por ameaça de inundação
As inundações na República Tcheca provocaram hoje a morte de uma mulher. Além disto, três outras pessoas são dadas como desaparecidas. O terceiro (mais alto) nível do perigo de inundação foi decretado em 40 cidades. Em Praga, começou a evacuação da população das zonas alagadas.
As chuvas no centro da República Tcheca continuam, e o nível das águas nos rios continua crescendo.
Começou evacuação em Praga ameaçada de inundação
As autoridades de Praga começaram a evacuar a população de certos bairros da capital tcheca, após um brusco aumento do nível das águas do rio Vltava. Na cidade foi anunciado o terceiro (mais alto) nível do perigo de inundação.
Atualmente, pelo rio passam 1510 m3 de água por segundo, sendo o limite do terceiro nível de perigo igual a 1500 m3/seg.
As autoridades exortam os habitantes e turistas a desistirem, na segunda-feira próxima, de viagens à capital tcheca.
Rio Danúbio transbordou na Alemanha
Na sequência de chuvas intensas, o nível da água no Danúbio junto à cidade alemã de Passau atingiu 9,3 metros e continua subindo a uma velocidade de cerca de 20 cm por hora, tendo já inundado as ruas centrais da cidade e as caves de prédios.
"O máximo nível histórico do Danúbio jamais atingido na zona de Passau foi de 10,81 m. É perfeitamente possível que este recorde seja batido agora. As consequências disto seriam catastróficas”, declarou o porta-voz do Serviço Meteorológico Alemão.
A situação não é menos tensa em outras regiões da Alemanha. Por enquanto nesta tarde, será suspensa a navegação no Reno, no estado federal da Renânia-Palatina do. Até lá, foi decretado um aumento do regime de velocidade e aos barcos foi recomendado que se mantivessem afastados tanto quanto possível das margens.
Chuvas torrenciais inundam a Alemanha
A Alemanha está afetada pelo mau tempo há vários dias. Chuvas torrenciais, ventos fortes, quedas de árvores, ruas e estradas inundadas marcaram o início do verão no país.
Especialistas afirmam que, se o tempo não mudar nos próximos dias, o setor agrícola do país sofrerá grandes perdas.
No momento, as equipes de resgate no sul e sudeste da Alemanha estão em estado de alerta máximo.
De acordo com o Serviço Meteorológico alemão, há 50 anos que não acontecia nada parecido no país.
VOZ DA RÚSSIA