"Não tem cabimento pensar isso. Pior ainda é pensar que estamos apoiando algum tipo de ação para desestabilizar o governo da Venezuela", argumentou Santos, durante um evento presidencial.
Nicolás Maduro acusa a Colômbia de ingerência desde que o presidente colombiano recebeu o líder da oposição na Venezuela, o governador do estado de Miranda, Henrique Capriles. O encontro aconteceu na quarta-feira (29). O governo venezuelano não reagiu bem ao fato de Santos ter recebido o candidato derrotado nas eleições presidenciais de abril.
O presidente colombiano disse que seu país nunca estará disposto a ações desse tipo. "Somos os mais prejudicados com qualquer problema que a Venezuela tenha. Por isso, deve ter havido um mal-entendido e vamos resolver qualquer diferença pelas vias diplomáticas”, garantiu.
Após a visita de Capriles à Colômbia, o chanceler venezuelano Elías Jaua e o próprio Maduro ameaçaram rever a participação do país no processo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em Cuba.
Santos recordou-se de uma reunião que teve com o presidente Hugo Chávez em agosto de 2010 na cidade de Santa Marta, Caribe colombiano. Nesse encontro, os dois chefes de estado restabeleceram as relações, interrompidas no mandato do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.
"Ali [em Santa Marta], restabelecemos as relações bilaterais e fizemos um acordo para respeitar as diferenças. Vamos manter o espírito desse acordo, para o bem da Colômbia e da Venezuela. Que qualquer mal-entendido possa ser resolvido de maneira civilizada, com prudência e pelas vias diplomáticas", defendeu Santos.
Em outra manifestação do governo colombiano, o negociador-chefe do governo em Havana, Humberto de la Calle, também declarou, no começo da manhã de hoje, que via com muita preocupação o "estremecimento" das relações entre Colômbia e Venezuela, por causa da importante participação venezuelana no processo de paz.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.