sábado, 21 de dezembro de 2013

Astronautas conseguem concluir 1ª etapa para corrigir defeito em estação espacial

 Dois astronautas da NASA, com seus trajes espaciais, flutuaram do lado de fora da Estação Espacial Internacional por cinco horas e meia neste sábado, completando com sucesso os primeiros passos para corrigir sistema de refrigeração do posto avançado.
A caminhada espacial, transmitida ao vivo pela TV da NASA, foi o primeiro para a NASA desde julho, quando o capacete espacial usado pelo astronauta italiano Luca Parmitano começou a encher com água, uma situação que poderia ter o levado a se afogar. Nenhum desses vazamentos foram detectados na caminhada espacial deste sábado, o primeiro de dois ou possivelmente três que serão necessários para concluir o reparo do sistema de refrigeração.
A operação foi motivada pelo desligamento de um dos dois sistemas de refrigeração dos EUA da estação, o que obrigou a tripulação a desligar os equipamentos não essenciais e suspender dezenas de experiências científicas.

Enquanto a tripulação de seis membros não está em perigo, o sistema de refrigeração restante não pode suportar os três laboratórios e outros módulos do lado dos EUA da estação de 100 bilhões de dólares, um projeto de 15 nações. A parte russa da estação tem um sistema de refrigeração separado.
Foto: AFP
Créditos: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.