quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mais de 800 pessoas estão desabrigadas por causa das chuvas no ES

Mais de 800 pessoas estão fora de casa no ES, segundo Defesa CivilSubiu para 807 o número de capixabas que precisaram deixar suas casas após as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde esta segunda-feira (16), segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta quarta-feira (18). São 94 desabrigados, 713 desalojados e 248 edificações danificadas.

Segundo o boletim emitido pelo órgão, os municípios mais afetados pela chuva são Rio Bananal, Bom Jesus do Norte, Castelo, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Guarapari, Itaguaçu, Aguia Branca, Ibiraçu, Itarana, Laranja da Terra, Muniz Freire, Nova Venécia, São Mateus, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Santa Leopoldina.

Até o final da manhã desta quarta-feira, sete municípios estão elaborando a documentação para decretar situação de anormalidade, seja ela de emergência ou calamidade pública. São eles Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul e Laranja da Terra.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pode chover forte nos municípios da região Norte, Nordeste, Noroeste, Serrana, Grande Vitória e na região Sul do estado.
Até o próximo domingo (22), a chuva deve ocorrer de forma iminente. Mesmo variando de intensidade, a chuva pode causar transtornos, devido ao grande volume.
Rio Bananal O nível da água começou a baixar em Rio Bananal, na região Norte do Espírito Santo, nesta quarta-feira (18). Segundo a coordenadora da Defesa Civil do município, Heloísa Helena Grassi, cerca de 70 por cento do volume das águas abaixaram na zona urbana. Equipes da Defesa Civil começaram a realizar trabalhos de limpeza e retirada de famílias de áreas de risco. Rio Bananal é a cidade mais afetada pelas forte chuvas que atingem o estado.
Nesta quarta-feira, é realizado um trabalho para recuperar os danos causados pela chuva. "Agora, estamos realizando a limpeza nas ruas, nas casas e nos commércios. Mas a zona rural ainda está bastante alagada. Estamos levantando os danos e os prejuízos", disse Heloísa Helena.
Na última terça-feira (17), os rios Bananal, Timirim, Panorama e Bananalzinho transbordaram e alagaram toda a cidade. Em diversos pontos, era possível ver rodovias interditadas e áreas completamente isoladas. De acordo com o prefeito, Edmilson Santo Eliziário, quatro casas foram arrastadas e mais de 250 pessoas estavam desalojadas e foram levadas para ginásios de esportes e quadras que não sofreram com a chuva. "Essa enchente foi impressionante, inundou tudo, nunca vi coisa parecida. Os rios transbordaram e a água chegou a cinco metros de altura".
Castelo  A Prefeitura de Castelo decretou situação de emergência e informou que várias pontes caíram e estradas ficaram interditadas no interior. De acordo com a Defesa Civil Estadual, houve rolamento de bloco, queda de muro, deslizamento, queda de ponte no bairro São Pedro que liga a localidade de Corumbá, 15 casas inundadas no bairro Niterói e duas escolas inundadas no interior do município. Segundo boletim atualizado nesta quarta-feira, 47 edificações foram danificadas.
Ecoporanga  Em Ecoporanga, houve rompimento de barragem, na localidade de São Geraldo. De acordo com a Defesa Civil, 175 pessoas estão desalojadas e outras 15 desabrigadas no município.
Cariacica Sete famílias de Cariacica, no Espírito Santo, tiveram que deixar suas casas em decorrência da chuva que voltou a cair no estado nesta segunda-feira, segundo informou a Defesa Civil do município nesta terça-feira. Também foram recebidos chamados de alagamentos e escorregamentos de terra no município. Ao todo, 36 pessoas estão desabrigadas e 12 desalojadas.
Vila Velha  A água do canal do congo mais uma vez transbordou e alagou o bairro 23 de Maio, em Vila Velha. Um barranco deslizou e atingiu duas casas. A prefeitura disse que as obras de macrodrenagem do canal estão paradas por causa da chuva, mas assim que estiar as obras vão continuar.Foto:  G1
 Fonte: Portal G1
Créditos: Midiacom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.