quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ABC paulista projeta 5 mil empregos diretos com fabricação de caças

gripenA compra dos caças Gripen NG, da empresa sueca Saab, para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), irá criar cerca de 5 mil empregos diretos na linha de montagem na região do ABC paulista, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Jefferson José da Conceição. Além disso, a fabricação de partes do avião em terras brasileiras trará 17 mil novos empregos indiretos com a instalação da indústria sueca em São Bernardo, de acordo com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT.
Para Conceição, a produção dos caças trará a oportunidade de desenvolver os estudos na área de engenharia no ABC. "Nessas negociações serão estabelecidas a constituição de uma unidade de montagem de parte da produção da asa e da fuselagem central do avião. Tão importante quanto isso é a possibilidade de envolver os nossos centros de engenharia e as nossas universidades no desenvolvimento de pesquisa em torno desses aviões de alta tecnologia", afirmou.
O contrato do governo federal com a empresa sueca prevê a compra de 36 caças por US$ 4,5 bilhões. As primeiras unidades serão entregues à FAB em 2018. Também está sendo negociada no texto do acordo a transferência de tecnologia para a Embraer e a nacionalização progressiva da produção.
Segundo o secretário-geral da CNM-CUT, João Cayres, além da produção dos novos caças a Saab prevê investimentos em torno de R$ 150 milhões para São Bernardo.
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.