sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Saldo do FGTS agora pode ser conferido pelo celular

A Caixa Econômica Federal lançou uma ferramenta que permite aos trabalhadores receberem todos os meses o extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) via SMS pelo celular.  Ao se cadastrar o usuário passa a receber duas mensagens por mês com informações sobre o FGTS “Por lei a Caixa deveria enviar extrato do FGTS todos os meses para as casas dos trabalhadores, mas como isso não ocorre, resolvemos pleitear a criação dessa ferramenta para as mensagens serem enviadas por SMS, porque hoje em dia todos têm um celular”, Salaciel Vilela, representante da CTB no Conselho Curador do FGTS. 
Para isso, o trabalhador deverá cadastrar senha e assim obter acesso às informações. O cadastramento pode ser feito pelo site da Caixa (www.caixa.gov.br) ou pelo site do FGTS (www.fgts.gov.br), aceitando o Termo de Cadastramento. Após entrar no site do FGTS clique em "Mensagens Via Celular" depois em "Faça Sua Adesão ao Serviço" e se cadastre.
“Essa ferramenta é um grande avanço para que os trabalhadores possam fiscalizar adequadamente os depósitos feitos na sua conta do FGTS”, realça Salaciel. “As coisas não poderiam continuar da maneira como estavam sendo feitas. A maioria absoluta dos trabalhadores só vinham saber que as empresas onde trabalhavam não haviam feito os depósitos no fundo quando eram demitidos”, conta o conselheiro.
Ao optar pelo serviço, o trabalhador passa a receber gratuitamente informações da conta vinculada ao FGTS. Segundo a Caixa são enviadas duas mensagens por mês. “É fundamental que todos os trabalhadores se cadastrem seus celulares a essa ferramenta para não serem pegos de surpresa na hora ruim do desligamento das empresas”, diz Salaciel. O trabalhador pode se cadastrar no site da Caixa e a partir dessa efetivação receberá mensalmente os depósitos efetuados em sua conta do fundo, “assim os trabalhadores poderão fiscalizar e reivindicar que as empresas cumpram com sua obrigação”, assinala.
Créditos: Paraíba Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.