domingo, 18 de janeiro de 2015

Volume de água volta a cair em todos os reservatórios em São Paulo

Sistema CantareiraOs dias de forte calor, com temperaturas beirando os 35 graus, e a estiagem fora de época na maior parte do estado de São Paulo vêm piorando a crise hídrica que atinge não só a região metropolitana como também as cidades do interior. Todos os seis sistemas de abastecimento administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apresentaram quedas de ontem (16) para hoje. Em Guarapiranga, ao sul da capital paulista, um chuvisco levou apenas 3 milímetros de água para o sistema e não evitou que o volume armazenado caísse de 39,9% para 39,7%.

No Alto Tietê, a captação de chuva foi praticamente, nula, com 0,1 milímetro, e o nível baixou de 10,8% para 10,6%. A pior situação continua sendo a do principal manancial da Grande São Paulo, o Sistema Cantareira, com um recuo na quantidade água disponível de 6,1% ontem (16) para 6% hoje.
Nesse mesmo dia, no ano passado, o Cantareira tinha volume de 24,8%, que já era baixo em relação aos níveis históricos para janeiro. Vale lembrar que naquele ainda não era utilizada a reserva técnica ou o chamado volume morto, água que fica abaixo dos equipamentos de captação por gravidade. Agora, praticamente vai se esgotando a retirada da segunda cota dessa reserva.

Enquanto em janeiro de 2014 o acumulado de chuva estava em 74,8 milímetros, também abaixo da média histórica, neste mês está em 60,1 milímetros, diante da média de 271 milímetros. Nos demais sistemas, ocorreram as seguintes quedas nos volumes armazenados: Alto Cotia (de 29,6% para 29,4%); Rio Grande (de 69,9% de para 69,7%) e Rio Claro (de 25,1% para 24,5%).
Créditos: Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.