quinta-feira, 9 de abril de 2015

Novo anticorpo potente consegue reduzir quantidade de HIV no sangue

Estudo foi publicado na revista científica Uma terapia com uma nova geração de anticorpos "neutralizantes", testada pela primeira vez em humanos, conseguiu reduzir a quantidade de HIV no sangue. O estudo, publicado na revista científica "Nature", dá novo fôlego à imunoterapia como uma estratégica eficaz contra o HIV. 

Em alguém com o vírus, há uma espécie de luta entre o HIV e o sistema imune. Ainda que o corpo produza novos anticorpos para combater o vírus, este está sempre em mutação para conseguir escapar dos ataques e sobreviver.


A nova pesquisa, conduzida na Universidade Rockefeller, acaba de mostrar que a administração de um anticorpo potente, chamado por ora de 3BNC117, pode pegar o HIV desprevenido e reduzir a carga viral do paciente.
Outros anticorpos testados em humanos tinham mostrado resultados decepcionantes. Este novo, no entanto, pertence a uma nova geração de anticorpos neutralizantes que podem combater de forma potente cerca de 80% das cepas de HIV.

Anticorpos neutralizantes são produzidos naturalmente em 10% a 30% dos pacientes com HIV, mas apenas depois de vários anos de infecção -a essa altura, os vírus em seus corpos já evoluíram para escapar até mesmo desses anticorpos mais potentes. Ao isolá-los e cloná-los, porém, pesquisadores conseguiram transformá-los em agentes terapêuticos contra as infecções por HIV que tiveram menos tempo para se preparar e se proteger.

A dose única do anticorpo foi bem tolerada nos voluntários e se mostrou eficaz em reduzir a carga viral - em alguns pacientes, essa ação foi temporária e, em outros, mais duradoura.

É possível que a nova droga, ainda em teste, consiga dar um fim em vírus que estejam escondidos em células infectadas, que servem como reservatórios de vírus inacessíveis pelos medicamentos atuais. Também é provável que esse anticorpo precise ser usado em combinação com outros anticorpos ou drogas antirretrovirais para manter as infecções sob controle.

O estudo ainda aumentou as esperanças de se criar uma vacina contra o HIV. Se os cientistas conseguirem induzir o sistema imune de uma pessoa sem HIV a gerar anticorpos potentes como o 3BNC117, talvez isso seja suficiente para bloquear uma infecção de HIV antes que ela se estabeleça.
Créditos: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.