sábado, 15 de agosto de 2015

Água da transposição chega a Pernambuco

PE começa a receber água em fase de testes
Foram iniciados, na sexta-feira (7), os testes com os equipamentos da primeira estação de bombeamento do eixo Norte da transposição do rio São Francisco. O teste aconteceu no município de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, onde a água já chegou ao local, e, segundo o Ministério da Integração Nacional, a conclusão total da obra, que segue com 77,8% de execução, deve acontecer até 2017, mesmo prazo dado para que a água da transposição chegue à Paraíba.

Durante os testes, a água do rio percorreu nove quilômetros até chegar ao reservatório de Tucutú, que é o primeiro do eixo.
A fase de testes dos equipamentos também vai verificar o funcionamento das motobombas, dos sistemas elétricos e de telecomunicações, válvulas, instrumentos de supervisão, painéis e motores, além da verificação do fornecimento de energia elétrica em alta tensão, composto pelas subestações de energia e linhas de transmissão.

A primeira estação de bombeamento do eixo Norte da transposição possui duas bombas que vão ser responsáveis por fazer com que a água do São Francisco percorra 45 km, passando por quatro aquedutos, o reservatório de Tucutú, até a barragem de Terra Nova, também em Pernambuco.

A transposição do São Francisco é composta pelos eixos Norte e Leste que, no total, possuem 477 km de extensão, sendo 260 quilômetros no eixo Norte e 217 no eixo Leste. Segundo o Ministério da Integração, algumas obras da transposição já devem começar a ser entregues ainda este ano. Quando concluídos, os eixos Norte e Leste vão atender e abastecer reservatórios na Paraíba.

Créditos: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.