Uma cidade empreendedora, além da presença de boas universidades, infraestrutura, mercado e segurança, deve favorecer a atividade de inovação, tecnologia e conhecimento aplicado, com incentivos fiscais e processos ágeis. Se, por um lado, o Brasil, de modo geral, conta com uma complexa e elevada política tributária e leis trabalhistas inadequadas, os empresários ainda vislumbram abrir novos negócios - e a região Nordeste e suas capitais têm sido as mais procuradas, especialmente pelo mercado não muito abalado pela recessão econômica nacional.
A cidade que completa 430 anos nesta quarta-feira (5), João Pessoa parece ter um bom ambiente para empreender. Apesar de não estar figurando no topo do Ranking Cidades Empreendedoras do Endeavol, a capital paraibana, segundo o último estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é a segunda capital brasileira com melhores oportunidades para aberturas de novos negócios e registra uma taxa de sobrevivência de 79,3% das empresas, índice acima da média nacional.
Segundo dados da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) entre os meses janeiro de 2014 e junho de 2015, o órgão concedeu incentivos fiscais e locacionais a 41 empresas do setor industrial na Região Metropolitana de João Pessoa, e parte delas foram de empreendedores de fora ou pelo menos sócios de pessoas de outros estados que procuraram o apoio e incentivo da Cinep.
“A Paraíba, e João Pessoa especialmente, tem atraído a atenção dos investidores em decorrência da melhoria da infraestrutura do Estado e da política de incentivos fiscais que tornam as empresas mais competitivas. A Capital também tem uma localização privilegiada, facilitando a logística para todo o Nordeste, região com grande potencial de crescimento de consumo, apesar do atual momento vivenciado pela economia brasileira”, destacou a presidente da Cinep, Tatiana Domiciano.
O ambiente pessoenses tem atraído diversos empreendedores, de muitas localidades, que não apenas conquistam sucesso em seu negócio, mas se destacam fortemente no mercado.
Conheça a história de alguns desses empreendedores aqui.
Foto: IsooéPB
Créditos: Paraíba Total
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.