domingo, 17 de junho de 2012

Diabéticos sedentários gastam mais com consultas clínicas do que diabéticos ativos


Aumento da captação de glicose periférica e aumento da sensibilidade à insulina são alguns efeitos do exercício físico, explicam pesquisadores.

 Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista revelou que quando comparados aos diabéticos ativos, os sedentários apresentaram gastos com consultas em clínico-geral 63% superiores. De acordo com o texto, quando comparados ativos e sedentários, observa-se economia a cada 100 pessoas, de aproximadamente R$ 6.500,00 reais/ano para os fisicamente ativos.

A pesquisa “Prática de atividades físicas e custo do tratamento ambulatorial de diabéticos tipo 2 atendidos em unidade básica de saúde” também mostrou que gastos com medicamentos para o tratamento de outras doenças são 128% superiores em diabéticos sedentários. Ao todo, dados de 121 diabéticos do tipo 2, atendidos pelo SUS na cidade de Bauru (SP), foram analisados. Seus autores são Jamile Sanches Codogno, Rômulo Araújo Fernandes e Henrique Luiz Monteiro e o trabalho foi publicado em fevereiro desse ano nos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia.(Extraído do WSCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.