segunda-feira, 6 de abril de 2015

Eclipse mais curto do século deixa Lua vermelha

Vídeo: Eclipse mais curto do século deixa Lua vermelha
O mais curto eclipse lunar total do século deixou, na madrugada de Sábado, a Lua "pintada" de vermelho. O fenómeno foi apenas visível nos EUA e em determinadas regiões das Américas do Norte e do Sul e da Ásia Central, mas pode, agora, ser apreciado num vídeo em 'timelapse' divulgado por um observatório norte-americano. 

Imediatamente antes do nascer do Sol e durante apenas alguns segundos, a Lua ganhou uma tonalidade avermelhada naquele que foi o terceiro de uma série de quatro eclipses seguidos - a chamada "tétrade lunar" - que começou a 15 de Abril de 2014 e que terminará com a repetição do fenómeno no dia 28 de Setembro deste ano.

Num comunicado divulgado a propósito deste evento, ao qual foi possível assistir em direto através da Internet, a NASA explica que, "para que exista um eclipse lunar, a Lua tem de estar cheia, o que significa que está na posição exatamente oposta à do Sol, com a Terra no meio". 

"O eclipse acontece quando a Lua se desloca para a região de sombra deixada pelo Sol no processo de iluminação da Terra", esclarece a agência espacial norte-americana, que salienta que "não há eclipses lunares todos os meses porque, por vezes, a Lua está acima ou abaixo dessa sombra". 
Créditos: Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.