quarta-feira, 17 de abril de 2013

Emprego sobe na indústria paulista, e Fiesp fala em recuperação moderada


A indústria paulista abriu 13 mil vagas em março, informaram hoje (16) a Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) e o Centro das Indústrias (Ciesp), que avaliaram o resultado como “morno”. No trimestre, foram criados 33.500 postos de trabalho (variação de 1,29%), ante variação nula em igual período do ano passado. Em 12 meses, o desempenho ainda é negativo, com 24.500 empregos eliminados (-0,93%).
“Não chega a ser uma apresentação empolgante quanto aos números porque não representa nem uma melhoria sensível nem uma perda sensível”, afirma o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini. “Eu diria que o mês foi bastante morno quanto à questão de geração de emprego.” 
Das 13 mil vagas abertas no mês passado, 10.196 foram no setor de açúcar e álcool e 2.804 na indústria de transformação. No trimestre, o chamado setor sucroalcooleiro abriu 14.618 postos de trabalho e os demais segmentos, 18.882.
Para este ano, Francini espera uma recuperação moderada do setor. “Uma ligeira melhora, porém não entusiasmante, e que, talvez, ao final do ano, remova pelo menos parte das perdas.” As entidades projetam crescimento de 3% para o PIB, de 2,9% para o PIB industrial e 1,6% para o emprego na indústria.
Rede Brasil Atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.