domingo, 28 de abril de 2013

Talibãs anunciam nova ofensiva



Os talibãs anunciaram o início iminente da “ofensiva de primavera” contra o poder político afegão, as forças da Otan e seus centros diplomáticos, utilizando homens-bomba e agentes infiltrados, em um comunicado divulgado neste sábado.

A maior parte do contingente de 100 mil homens, em sua maioria formada por americanos, deixará o Afeganistão até o fim de 2014 foto: reuters
A operação “Khalid bin Waleed”, uma homenagem ao principal comandante das tropas muçulmanas do século VII, “será lançada conjuntamente em todo o país” a partir de 28 de abril, afirmam os talibãs, que intensificam os ataques todos os anos com o derretimento da neve, que prejudica os deslocamentos.
Os talibãs ameaçam com “operações coletivas de mártires nas bases dos invasores estrangeiros, seus centros diplomáticos e seus aeroportos militares”, para “provocar graves perdas”. Ao mesmo tempo, os extremistas comemoram o início da retirada das forças da Otan. A maior parte do contingente de 100 mil homens, em sua maioria formada por americanos, deixará o Afeganistão até o fim de 2014. “O inimigo, com todo seu poderio militar, se viu obrigado a fugir”, afirma o comunicado.
O porta-voz do ministério da Defesa, Dawlat Waziri, declarou que os talibãs anunciam a mesma ofensiva no início de cada primavera (hemisfério norte, outono no Brasil).
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.