sexta-feira, 5 de abril de 2013

Insônia favorece insuficiência cardíaca


Dificuldade para pegar no sono pode ser fator de risco para doenças do coração

 Após entrevistar cerca de duas mil pessoas, uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) apontou que 69% dos brasileiros avaliam seu sono como ruim ou insatisfatório. Se, até então, a pior consequência era estar cansado no dia seguinte, agora a população também precisará ficar mais atenta com a saúde do coração. Um estudo publicado nesta terça-feira (5) no European Heart Journal descobriu que a insônia pode ser um fato de risco para a insuficiência cardíaca.
Para identificar a relação, foram acompanhadas 50 mil pessoas com idades entre 20 e 89 anos por um período de 11 anos. Até o início da análise, nenhum participante havia sido diagnosticado com insuficiência cardíaca. Todos foram questionados se tinham dificuldade para pegar no sono, se conseguiam permanecer dormindo ao longo da noite e como se sentiam ao acordar.
Os resultados mostraram que aqueles que apresentavam problemas para pegar no sono tinham um risco maior de desenvolver insuficiência cardíaca do que os demais. Assim, os participantes que tinham problemas para pegar no sono apresentaram uma probabilidade três vezes maior de desenvolver o problema. Indivíduos que relataram não acordar plenamente revigorados também tinham risco maior de sofrer da doença. A relação entre insônia e insuficiência permaneceu mesmo após levar em conta outros fatores de risco, como obesidade e tabagismo.
De acordo com um dos autores da pesquisa, do Norwegian University of Science and Technology, na Noruega, a falta de sono afeta o organismo de forma geral, promovendo respostas prejudiciais vindas de diferentes sistemas, inclusive o cardíaco. Mesmo assim, mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma relação direta.
WSCOM ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.