A ativação da cooperação comercial-econômica foi o tema principal da Conferência Internacional de Investimentos, dedicada às relações russo-latino-americanas, que se realizou em Moscou.
Há muito tempo amadureceu a necessidade de tal encontro, que reuniu embaixadores de 26 países da América Latina com representantes do governo e homens de negócios russos, considera o embaixador do México na Rússia, Rubén Beltrán Guerrero:
“Esta conferência é uma ótima possibilidade de atrair a atenção dos investidores russos para a América Latina, é o bater dos sinos que nos desperta. Nós queremos que nos conheçam mais. Pois a América Latina são 33 estados abertos para cooperação nos mais diferentes setores.”
O “despertar” já começou, declarou o vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Rússia, Georgi Petrov. Segundo ele a prolongada crise da economia global, mostrou que para o desenvolvimento estável não se pode orientar para um só parceiro, que para a Rússia foi historicamente a Europa. Em face da queda da procura nesta região, o mercado da América Latina, em rápido crescimento, representa para Moscou um interesse cada vez maior, supõe Georgi Petrov:
“O volume de comércio da Rússia com todos os países da América Latina, que no ano passado foi de 16 bilhões de dólares, indica o enorme potencial, que temos no desenvolvimento das relações econômicas externas.”
Enquanto isso na América Latina cresce a procura da exportação de alta tecnologia russa, e a cooperação com os países da região, em particular com o Brasil, México, Argentina, Venezuela ultrapassa gradualmente os limites da extração de carbonetos. Trata-se de novo mapa político e econômico do mundo, declarou o dirigente do Grupo de Embaixadores da América Latina e do Caribe (GRULAC) Jorge Luis Alvarado:
“A Rússia e a América Latina e o Caribe são verdadeiros peso-pesados na arena global, pois nossas economias produzem 50% do PIB mundial. Nós devemos procurar o fortalecimento de nossos contatos, isto será útil não apenas aos nossos povos, mas também a toda a economia mundial. Estou certo de que nos próximos decênios poderemos alcançar cifras de 100 bilhões de dólares no comércio mútuo. Isto é absolutamente viável, se nós continuarmos a desenvolver a cooperação em tais esferas como energia, altas tecnologias, conquista do cosmos, agropecuária, ramos técnico-militar e muitos outros.”
Segundo Georgi Petrov também a esfera do turismo tem grande potencial:
“No ano passado um número recorde de russos visitou a República Dominicana – mais de 120 mil pessoas, em segundo lugar ficou Cuba – com 75 mil turistas, depois vem o México com 50 mil pessoas. E esta geografia amplia-se nos últimos anos.”
Possibilitará aumentar o número de turistas russos a revogação do regime de vistos com todos os países da América Latina, assinalou o vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Federação Russa, lembrando que esta proposta foi feita anteriormente pelo vice-ministro do Exterior da Rússia Serguei Ryabkov.
O debate dos mecanismos de fortalecimento da cooperação comercial, econômica, técnico-científica e cultural da Rússia com os países latino-americanos prosseguirá em 29 de maio. Neste dia virão a Moscou os ministros do Exterior dos países coordenadores da CELAC – Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que manterão conversações com seu colega russo, Serguei Lavrov.
VOZ DA RÚSSIA