sábado, 25 de maio de 2013

Paraíba: Estabelecimentos industriais crescem 43,7% nos últimos dois anos



Setor gera emprego e renda, além de fortalecer economia do Estado
 O número de estabelecimentos do setor industrial cresceu 43,7% nos últimos dois anos na Paraíba. Segundo dados do Núcleo de Manutenção Cadastral da Secretaria de Estado da Receita, o número de indústrias ativas na Paraíba subiu de 7,849 mil, em dezembro de 2011, para 11,576 mil, em dezembro do ano passado. No país, neste sábado, dia 25 de maio, é comemorado o Dia da Indústria. 
O segmento industrial também aumentou, no mesmo período, a sua participação frente ao total de empresas ativas do Estado. As indústrias participavam com 12,64% do total de 38,3 mil empresas em 2010. Já em dezembro do ano passado, essa participação subiu para 15,08% do total. 
O secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, disse que a indústria é um dos mais importantes setores para o desenvolvimento econômico dos estados, não apenas pela arrecadação em si, mas, principalmente, pela geração de emprego e renda que oferece ao Estado. 
O presidente da Federação das Indústrias de Estado (Fiep-PB), Buega Gadelha, acrescenta que o setor industrial na Paraíba vem crescendo, em média, 12% ao ano, índice bem acima da média nacional nos últimos anos e o único que tem se mantido superavitário nas transações comerciais entre compra e venda de produtos. 
“Não existe Estado ou país desenvolvido sem indústria forte. O setor não é apenas um dos grandes geradores de emprego e renda, mas é o que mais agrega conhecimento, investimento em tecnologia e também inovação nos produtos, além melhor rendimento médio para os trabalhadores. Na Paraíba, temos indústrias importantes como o setor calçadista que, liderado pela Alpargatas, exporta 44% de todos os produtos do Estado. Outros segmentos importantes são o têxtil, a tecnologia da informação e a metalmecânico. Contudo, temos crescido com grande força na indústria de construção que já representa 40% de empresas no Estado”, comentou.
Leia mais em Paraíba Total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.