quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dilma lidera em todos os cenários para 2014 apesar de queda brutal


pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2014 divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), nesta terça-feira, mostra uma queda de mais de 30 pontos percentuais no prestígio da presidenta Dilma Rousseff junto aos eleitores. No caso de uma possível candidatura à reeleição, Dilma tem 14,8% da intenção espontânea de voto, quando não são apresentadas opções de candidatos. Na pesquisa anterior da CNT, divulgada em junho, o percentual era 52,8%, mas ela segue adiante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já declarou sua intenção de não participar da corrida eleitoral, no ano que vem. Lula aparece em segundo lugar, com 10,5% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (5,9%) e Aécio Neves (4,9%). Na declaração espontânea de voto, apenas 1,2% disseram votar no ex-governador José Serra (PSDB-SP). O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi citado por 0,7% dos eleitores ouvidos. Entrevistados que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto somaram 21,6% e 37,4% não souberam dizer em quem votariam ou não responderam.
Na pesquisa espontânea, 22,1% disseram querer ver o PT no comando do Planalto no próximo mandato. A preferência dos tucanos entre o eleitorado é de 5,6%; do PMDB, 2,1%, e do PSB, 1,1%. A maioria (43,1%) não soube ou não quis opinar. Do total, 20% disseram não querer nenhum partido político na Presidência.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes de possíveis candidatos, a presidenta Dilma também lidera com 33,4% das intenções de voto. Nesse cenário, Marina Silva tem 20,7%, Aécio Neves, 15,2% e Eduardo Campos, 7,4%. Os que não sabem ou não responderam são 5,4% e brancos e nulos somam 17,9%. Questionados se votariam na presidenta Dilma no caso de candidatura em 2014, 20,5% escolheram a opção em que Dilma seria a única em quem votariam, 30,7% responderam que ela é uma candidata em quem poderiam votar e 44,7% escolheram a opção de que não votariam nela de jeito nenhum.
Já o governo da presidenta Dilma Rousseff tem a aprovação de 31,3% da população, segundo a pesquisa da CNT. O número também é muito inferior aos 54,2% registrados na pesquisa divulgada em junho, antes das manifestações. A avaliação negativa do governo é de 29,5% dos entrevistados. O desempenho pessoal da presidenta foi avaliado como positivo por 49,3% dos entrevistados. O dado mostra queda, em comparação a última pesquisa quando o percentual foi 73,7%. No total, 47,3% desaprovam a gestão de Dilma. Em junho, os que desaprovavam o governo eram 20,4% dos entrevistados.
A pesquisa registra que a queda na avaliação da atuação da presidenta Dilma ocorre após as manifestações públicas realizadas por todo o país “as quais foram motivadas, principalmente, por insatisfação elevada com a qualidade dos serviços públicos, gastos com a Copa do Mundo e com a corrupção”, diz o texto. Nesta edição da pesquisa foram entrevistadas 2.002 mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 7 e 10 de julho.
Rejeição anormal
Diretor-presidente da MDA Pesquisas, Marcelo Souza explicou que foi detectada uma rejeição acima do normal em relação a todos os políticos neste estudo. Isso é explicado pelo alto número de entrevistados que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto. Neste levantamento, foram 17,9% contra 8,4% verificados na última sondagem. Do total, 5,4% não souberam dizer em quem votariam ou não responderam. Em cenários virtuais de segundo turno, Dilma venceria em todos, mas teria algumas complicações. A disputa mais acirrada seria com Marina Silva. A presidente teria 38,2% dos votos, contra 30,5% da ex-senadora. Contra Aécio Neves (26,2%), a vantagem de Dilma se ampliaria para 39,6%. Já se o oponente fosse Eduardo Campos, Dilma venceria com 42,1% dos votos, contra 17,7% do pernambucano.
A rejeição à presidenta também aumentou consideravelmente. Entre todos os nomes colocados à disposição do eleitor, Dilma é que mais recebeu indicações de entrevistados que não votariam nela de jeito nenhum. Foram 44,7%, contra 36% de Aécio Neves, 31,5% de Marina Silva e 31,9% de Eduardo Campos. Ainda assim, Dilma é a que mais tem citações quando o entrevistado é questionado sobre em quem seria o único no qual votaria. Dilma foi lembrada por 20,5% dos ouvidos na pesquisa. Aécio recebeu 5,9% da intenções, Marina teve 9,5% e Campos, 2,8%.
Jornal Correio do Brasil - Notícias Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.