quarta-feira, 17 de julho de 2013

São Paulo: Bancada do PT paulista quer CPI para investigar cartel em licitações do metrô


Em entrevista à Rádio Brasil Atual, o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) ressalta a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o envolvimento de empresas na formação de cartel na licitação para a compra de equipamentos e para construção e manutenção de linhas do Metrô de São Paulo.
"Vamos cobrar do governador Geraldo Alckmin (PSDB) que ele autorize a base aliada a assinar a instalação da CPI. Se ele faz isso, a gente pode fazer a investigação na própria Assembleia Legislativa", diz Marcolino.
A multinacional alemã Siemens relatou na semana passada a autoridades antitruste brasileiras a formação de cartel em licitações referentes a linhas ferroviárias e metroviárias de São Paulo e Distrito Federal. O cartel envolveria outras multinacionais, como a francesa Alstom, a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui, além da própria Siemens, que se comprometeu a colaborar com as investigações.
Segundo investigações de 2008, a filial suíça da multinacional Alstom usou empresas sediadas em paraísos fiscais e conta de doleiros brasileiros. A bancada do PT levantou dados em que a Alstom teria firmado 139 contratos com governos do PSDB, totalizando uma quantia de R$ 7,5 bilhões.
Os contratos envolvem o Metrô, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), a  Eletropaulo e Sabesp, entre outras empresas.
No caso da Siemens, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fechou um acordo que pode garantir a isenção da empresa e dos executivos. Pelo acerto, o Cade concentra os dados e repassa ao Ministério Público o material para as investigações.
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.