segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

39% dos brasileiros acham paulistanos “egoístas”

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 22, mostra que para 39% dos brasileiros, "os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros". Em dezembro de 2003, quando essa pesquisa foi realizada pela primeira vez, eram 30% os brasileiros que concordavam totalmente com essa afirmação.
O levantamento, publicado pela Folha de S. Paulo, foi feito com 2.896 pessoas nos dias 2 e 3 de dezembro em todo o país, exceto na capital paulista. Margem de erro é de 2%. 
A partir de seis afirmações elaboradas pelo Datafolha, os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se concordavam ou discordavam, total ou parcialmente, de cada uma.
Segundo os dados, 20% dos brasileiros de fora de São Paulo acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país. Em 2003, o percentual era de 16%.
Por outro lado, a ideia de que os demais brasileiros invejariam os paulistanos caiu. Na primeira pesquisa, 13% concordavam totalmente que "os brasileiros têm inveja dos paulistanos". São 10% agora.
"Os paulistanos trabalham mais do que os demais brasileiros", sentença habitualmente propagada pelos paulistanos, foi posta à prova pelo restante do país. 20% dos entrevistados concordaram totalmente. Há 11 anos, eram 25%.
Ainda segunda a pesquisa, 46% dos brasileiros concordam plenamente que "os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros". O percentual anterior era de 42%. 
No Nordeste, a deterioração da imagem dos paulistanos fica mais acentuada. Segundo os dados do Datafolha, ao todo, 67% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se julgam melhores que o restante dos brasileiros (51% concordam totalmente com a afirmação, 17% concordam em parte).
Para 48% dos nordestinos, os moradores de São Paulo têm inveja dos compatriotas; e 76% concordam que "os paulistanos se importam mais com seus problemas".
Créditos: Portal Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.