sábado, 2 de abril de 2016

Brasil incluiu mais de 5 milhões de alunos no ensino superior em 15 anos

A oferta de vagas pelo governo federal no Ensino Superior atingiu 1,586 milhão de oportunidades para estudantes de todo o Brasil ao longo de 2015 e no primeiro semestre de 2016. Foram 564.279 novas vagas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece crédito para os estudantes em universidades e faculdades privadas. Outras 532.719 vagas foram ofertadas pelo Programa Universidades Para Todos (Prouni), que dá a oportunidades de cursar universidades privadas com bolsas de até 100%. Além disso, 489.085 vagas foram distribuídas nas universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Nos últimos 15 anos, foram incluídos mais de 5 milhões de pessoas no Ensino Superior. Em 2014, 35% dos formandos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram os primeiros da família a chegar à universidade.
Para reforçar a qualificação da mão de obra no País, o governo federal ofertou 1,3 milhão de vagas de educação profissional e tecnológica por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2015. Outras 2 milhões de vagas serão disponibilizadas em 2016. Desde 2011, foram mais de 9 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta dos cursos de educação profissional e tecnológica do País.
Além disso, o Programa Ciências sem Fronteiras atingiu, em 2015, a meta de conceder 101 mil bolsas de estudos no exterior em quatro anos de existência. De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, no final de 2015, aproximadamente 24 mil estudantes frequentavam cursos de graduação e pós-graduação com a bolsa do governo.
Com informações do Portal Brasil Para saber mais, acesse: http://www.brasil.gov.br/brasil-de-resultados/educacao.
Créditos: PTnoSenado

2 comentários:

  1. O crescimento do nível cultural da população Brasileira preocupa os políticos mal intencionado. Quanto mais culto mas exigente, isto eles não querem

    ResponderExcluir
  2. O crescimento do nível cultural da população Brasileira preocupa os políticos mal intencionado. Quanto mais culto mas exigente, isto eles não querem

    ResponderExcluir

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.