sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Paraíba registra aumento de 356% na safra de grãos

plantação de milho agronegócio agricultura A Paraíba registrou em 2011 uma produção agrícola de grãos 356% maior que a produzida no ano de 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação foi divulgada por meio de um relatório nesta sexta-feira (26). Os nove produtos denominados grãos, algodão herbáceo e arbóreo, amendoim, arroz, fava, feijão, girassol, mamona, e milho, tiveram uma safra de 117,6 mil toneladas em 2011, superando em 91,8 mil toneladas a safra de 2010. 
De acordo com o IBGE, o aumento significativo se deu pelas condições climáticas registradas em 2011 com relação ao ano de 2010, considerado seco do ponto de vista agrícola. Os dados são obtidos pela rede de coleta do IBGE, mediante consulta a entidades pública e privada, a produtores, a técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente aos setores da produção, comercialização, industrialização e fiscalização de produtos agrícolas.
As produções de milho e algodão herbáceo foram os grão que apresentaram os maiores crescimentos em relação ao ano anterior, registrando acréscimos de 453% e 449%, respectivamente. A diferença entre os números de 2010 e 2011 deve-se em grande parte às culturas do Milho e Feijão que juntas respondem por 93% da safra de grãos. Esse crescimento, aliado à recuperação dos preços, exceto no caso do arroz, proporcionou um valor de produção de R$ 120,2 milhões.
 Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.