quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fortaleza: Elmano de Freitas tem 42% e Roberto Claudio, 37%, diz Datafolha


O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (18), a primeira pesquisa de intenção de voto para o segundo turno de Fortaleza.A pesquisa foi encomendada pelo ''Jornal O Povo''.A pesquisa estimulada mostra:
Elmano de Freitas (PT-CE) - 42%
Roberto Cláudio (PSB-CE) - 37%
Brancos e nulos - 11%
Nnão sabem ou não opinaram - 9%
Considerando apenas os votos válidos o candidato do PT tem 53% das intenções de voto, contra 47% do candidato do PSB. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 17 de outubro. Foram entrevistadas 1.281 pessoas na cidade de Fortaleza. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), sob o número nº CE-00180/2012.
Rejeição: O Datafolha também perguntou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Roberto Claudio (PSB-CE) tem o maior índice de rejeição, 41%; Elmano de Freitas (PT-CE) tem 38%. Segundo o Datafolha, 11% do eleitores admitem a possibilidade de aderir à candidatura petista. Outros 15% afirmam que podem vir a votar no candidato do PSB.
Leia mais em G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.