quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Multivitamínico reduz risco de câncer


O consumo diário de multivitamínico reduz o risco de ocorrência de câncer, de acordo com resultados do II Estudo de Saúde dos Médicos (Physicians’ Health Study II), apresentado no dia 17/10, na 11ª Conferência Anual da Associação Americana de Pesquisa para o Câncer, na Califórnia (EUA). No estudo, que também foi publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), pesquisadores da Divisão de Medicina Preventiva do Hospital Brigham and Women’s, da Faculdade de Medicina de Harvard, avaliaram os benefícios do uso diário de multivitamínico ao longo de 12 anos. A pesquisa acompanhou 14.641 médicos norte-americanos do sexo masculino, com 50 anos de idade ou mais. O multivitamínico utilizado foi o Centrum Silver, produto que era comercializado nos Estados Unidos no início do estudo. Dura nte todo o período do estudo, a Pfizer Consumer Healthcare (PCH) disponibilizou o produto para a instituição.

Os resultados revelam uma redução estatisticamente significativa de 8% na ocorrência de todos os tipos de câncer entre os participantes que utilizaram o multivitamínico. Embora o câncer da próstata seja o de maior incidência na população masculina, o estudo não identificou benefícios específicos na ocorrência desse tipo de câncer. No entanto, quando os pesquisadores avaliaram o efeito do multivitamínico sobre outros cânceres, excluindo o de próstata, foi verificada uma redução estatisticamente significativa de aproximadamente 12% na ocorrência da doença.
”A carência de nutrientes é deletéria para o organismo humano. A reposição de micronutrientes pode ser benéfica na prevenção de neoplasias, conforme estudos epidemiológicos recentes. Considerando-se o estresse dos dias atuais e a nutrição desequilibrada cotidiana, o uso de vitaminas e minerais auxilia para que haja um melhor equilíbrio nutrológico e consequente prevenção de doenças crônico-degenerativas”, avalia o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

“O uso de multivitamínicos desempenha um papel muito importante para suprir as carências de vitaminas e minerais essenciais que frequentemente não são fornecidas em sua totalidade através da alimentação diária.”, esclarece a diretora médica da Pfizer Consumer Healthcare, Patrícia Rangel.
Sobre a pesquisa

O II Estudo de Saúde dos Médicos (Physicians’ Health Study II) é um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo realizado pela Divisão de Medicina Preventiva do Hospital Brigham and Women’s da Faculdade de Medicina de Harvard. A pesquisa foi financiada pelo National Institutes of Health. Os produtos usados pelos participantes foram fornecidos pela Pfizer Consumer Healthcare, BASF Corporation e DSM Nutritional Inc.
A pesquisa acompanhou 14.641 médicos saudáveis do sexo masculino com mais de 50 anos, indicados pela Associação Médica Americana, entre os anos de 1997 a 2011. Durante este período, os participantes usaram o multivitamínico Centrum Silver fornecido pelos pesquisadores.

“Ter o produto escolhido para fazer parte de um estudo tão importante quanto esse é um reconhecimento da qualidade da marca Centrum e é uma honra para a Pfizer Consumer Healthcare”, continua a diretora médica da PCH.
A fórmula de Centrum Silver utilizada no estudo foi a mesma durante toda a pesquisa, e atualmente ela não é mais comercializada pela companhia. No Brasil, Centrum Select é a versão formulada especialmente para as necessidades das pessoas com mais de 50 anos. As fórmulas de Centrum comercializadas hoje, em todo o mundo, são fabricadas sob o mesmo conceito científico, para fornecer um suplemento multivitamínico com vitaminas e minerais essenciais nos níveis recomendados para a população a que se destina e considerando os avanços da ciência da Nutrição.

No mercado brasileiro, a Pfizer Consumer Healthcare comercializa os multivitamínicos Centrum, Centrum Select e Centrum Control, todos com fórmula específica para atender as necessidades nutricionais do brasileiro.
Sobre Centrum
Centrum é um suplemento vitamínico e mineral completo de A a Zinco. Seu uso diário completa os níveis mínimos recomendados de vitaminas e minerais que podem faltar na alimentação. Possui fórmula balanceada desenvolvida exclusivamente para atender as necessidades nutricionais do consumidor brasileiro.
Sobre Centrum Select
Centrum Select é um suplemento vitamínico completo de A a Zinco que contém doses extras de micronutrientes antioxidantes: as vitaminas A, C e E, os minerais cobre, cromo, manganês, molibdênio e selênio e o bioativo luteína. Sua fórmula foi especialmente desenvolvida para atender as necessidades nutricionais das pessoas acima de 50 anos, potencializando o aproveitamento das vitaminas e minerais pelo organismo, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres e contribuindo para o funcionamento normal da visão e a manutenção da saúde ocular. Quando tomado regularmente, as vitaminas e minerais presentes em sua fórmula ajudam a suprir as prováveis deficiências nutricionais que a dieta ou outras condições biológicas podem originar. Seu consumo deve est ar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Centrum Select é o multivitamínico mais vendido do mundo para pessoas acima de 50 anos
Sobre Centrum Control
Para quem se preocupa com os níveis de colesterol e a saúde do coração, a novidade é Centrum Control. Produto com propriedades funcionais, Centrum Control é um multivitamínico enriquecido com fitoesterol, que auxilia no controle do colesterol. Sua fórmula contém as vitaminas e os minerais de Centrum, que, associados a uma dieta balanceada e a hábitos de vida saudáveis, contribuem para a saúde do coração. Centrum Control contém vitaminas do complexo B, que auxiliam na transformação dos alimentos em energia, as vitaminas A, C e E, e minerais, como Selênio e Zinco, antioxidantes fundame ntais no combate aos radicais livres.
WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.