terça-feira, 31 de julho de 2012

Pastor se nega a celebrar casamento porque os noivos são negros


A decisão caiu como uma bomba um dia antes da data prevista para a cerimônia de casamento. Charles e Te'Andrea Wilson foram impedidos de casar em uma igreja batista do Mississipi, nos Estados Unidos, porque são negros. Segundo o pastor da Igreja Batista de Crystal Springs, fiéis contrários ao casamento o ameaçaram de ser substituído por um outro religioso, caso a cerimônia acontecesse.

Imprensa americana repercute o caso de um pastor que se se negou a celebrar o casamento de noivos negrosO pastor Stan Weatherfor, que é branco, justificou a decisão dizendo que nunca houve um casamento de negros na Primeira Igreja Batista de Crystal Springs, desde a sua criação, em 1883. "Isso nunca aconteceu aqui. Isso poderia abrir precedentes. Além disso, sofri pressão de outros fiéis para que eu não realizasse o casamento. Por isso decidi indicar uma outra igreja ao casal, onde a maioria dos fiéis é negra", afirma o pastor. Entretanto, na internet, fiéis de outras igrejas e habitantes da região se reúnem nas redes sociais para repudiar a decisão do religioso e apoiar o casal.
Para o noivo, Charles Wilson, a negação do pastor em celebrar o casamento foi um golpe muito duro. "Eu tenho uma filha de nove anos. Como posso explicar para minha filha que eu não posso me casar nesta igreja porque somos negros?", disse Wilson.
Para alguns moradores da região, a decisão tomada recentemente não é tão chocante quanto parece. "Eu me lembro mesmo do tempo em que moradores negros aqui da cidade não eram autorizados nem mesmo a entrar nesta igreja", diz um senhor negro, habitante de Crystal Springs.
Apesar do golpe duro, Charles e Te'Andrea Wilson não desistiram e casaram-se em uma outra igreja batista, um dia depois da data prevista. A cerimônia aconteceu no último dia 21 de julho.Leia mais em RFI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.