quinta-feira, 19 de julho de 2012

Telescópio da Nasa detecta planeta a 33 anos-luz de distância da Terra


Telescópio da Nasa detecta planeta a 33 anos-luz de distância da Terra (Foto: NASA / JPL-Caltech)Usando um telescópio especial Spitzer da Nasa, astrônomos detectaram um planeta que tem apenas dois terços do tamanho da Terra e é considerado um dos menores já registrados pelos cientistas. O candidato a exoplaneta, chamado UCF-1.01, orbita uma estrela conhecida como GJ 436 localizada a 33 anos-luz de distância. Uma ilustração do exoplaneta foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Nasa.
"Nós encontramos fortes evidências de um planeta muito pequeno, muito quente e muito próximo, com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer", disse Kevin Stevenson da Universidade de Central Florida, em Orlando. Stevenson é o autor principal do artigo, que foi aceito para publicação no Astrophysical Journal.
O UCH-1.01 foi encontrado inesperadamente em observações do Spitzer. De acordo com informações do G1, atualmente são conhecidos mais de 700 exoplanetas. A contagem começou em 1995, quando o primeiro planeta a girar ao redor de uma estrela diferente do Sol foi desvendado. Leia mais na revista Epoca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.