domingo, 22 de julho de 2012

Cícero Lucena e José Maranhão no segundo turno, em João Pessoa


A corrida eleitoral em João Pessoa mostra que José Maranhão (PMDB) perdeu a liderança e está empatado com Cícero Lucena (PSDB), com 27% das intenções de voto. Os números são da pesquisa Ipespe, realizada entre os dias 14 e 16 de julho, após os registros das candidaturas na Justiça Eleitoral. Na comparação com a pesquisa publicada em junho, Maranhão subiu 5 pontos percentuais, e Cícero, 6. O peemedebista tinha 22%, contra 21% do tucano, o que é considerado um empate técnico.
A nova pesquisa mostra ainda um crescimento da candidatura de Luciano Cartaxo (PT), que passou de 8% para 12%. Estelizabel Bezerra (PSB) também melhorou seu desempenho, saindo de 5% em junho para 7% em julho. Lourdes Sarmento (PCO) aparece com apenas 1%. Antônio Radical (PSTU) e Renan Palmeira (PSOL) não pontuaram. Os que dizem votar em branco, anular ou não votar em nenhum dos candidatos somam 13% (ante 14% em junho). Já os entrevistados que disseram não saber em quem votar ou não responderam somam 14%.
Um dos líderes da pesquisa, Maranhão, viu suas intenções de voto crescerem, principalmente entre os homens (de 22% para 34%), entre aqueles de 16 a 24 anos (de 21% a 29%), no grupo dos que possuem ensino médio (de 21% para 31%) e na fatia dos que possuem renda mensal familiar entre dois e cinco salários mínimos (de 19% para 28%).
Também liderando a disputa em João Pessoa, Cícero Lucena ganhou 16 pontos na fatia dos eleitores com mais de 45 anos (de 10% para 26%). Entre os eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental, ele saltou de 16% para 26%. Houve ainda um crescimento entre aqueles que têm renda mensal familiar entre dois e cinco salários mínimos (de 18% para 31%).
Luciano Cartaxo, segundo a pesquisa, avançou no grupo de eleitores com ensino médio (de 8% para 15%) e na fatia dos que possuem renda mensal superior a cinco salários mínimos (de 8% para 15%). Entre as mulheres, passou de 5% para 12%.
Já Estelizabel caiu entre os eleitores que têm renda mensal familiar de dois a cinco salários mínimos (de 8% para 6%). Dentre os que possuem nível superior, ela passou de 8% para 16%. Entre as mulheres, ela subiu de 6% para 7%, e entre os homens, de 5% para 6%. Na faixa etária de 25 a 44 anos, a socialista subiu de 5% para 7%.
A pesquisa Ipespe é a primeira do período eleitoral encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA. Foram entrevistadas 800 pessoas em vários bairros de João Pessoa. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo nº 00023/2012.
Empate também na espontânea: Na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é mostrado aos eleitores, Maranhão e Cícero novamente aparecem na liderança empatados em 15%. Em comparação com os números da pesquisa passada, o peemedebista teve um crescimento de 9 pontos. Já o tucano subiu 8. A seguir aparece Luciano Cartaxo com 7%, e Estelizabel com 3%.
Quase a metade dos entrevistados (47%) disseram não saber citar nenhum nome de forma espontânea ou não responderam, enquanto 13% responderam que votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
No cenário atual, Cícero leva vantagem sobre Maranhão entre os eleitores com idade de 16 a 24 anos (14%), entre os que têm da 5ª à 8ª série fundamental (18%) e os com nível superior (16%).
Já o peemedebista tem mais aceitação que o tucano nos eleitores entre 25 e 44 anos (15%), naqueles que têm até a 4ª série fundamental (16%) e com o ensino médio (18%),
PBHOJE com JPonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.