quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ásia: mais armas nucleares


Ásia abraça um novo frenesi nuclear

Os EUA pretendem instalar no Japão mais um elemento do sistema da Defesa Anti-Míssil (DAM), o que provocou já uma reação imediata de Pyongyang que se prontifica a proceder à projeção de "uma arma atômica mais potente".

Um acordo sobre a instalação no território nipônico de um radar norte-americano foi alcançado durante a recente visita a Tóquio do chefe do Pentágono, Leon Panetta. Por isso, o Japão poderá vir a ser alvo de mísseis norte-coreanos no caso de um conflito militar naquela região, advertem sem rodeios os peritos do Pentágono.
A reação de Pyongyang era fácil de prever. O MRE da Coréia do Norte declarou que os EUA "têm vindo a aumentar os arsenais de armas viradas contra o seu país". E isso "não deixará de provocar a tomada de medidas adequadas nesse sentido".
O chefe do Pentágono fez um discurso de apresentação do segundo radar norte-americano no Japão ainda antes de se deslocar de Tóquio com destino a Pequim. A escolha do lugar e do tempo vem cristalizando a intenção de exercer a pressão sobre a China. Leon Panetta ressalvou que a DAM do seu país não estaria orientada contra a China. Mas a promessa parece um tanto dúbia, considera, por seu turno, o vice-diretor do Instituto dos EUA e do Canadá, Pavel Zolotariov.
"A maior inquietação dos EUA tem sido causada pelo incremento do arsenal de mísseis chineses, capaz de restringir a sua influência naquela região. Por isso, nem se pode pôr em dúvida a orientação dos radares norte-americanos."
Enquanto isso, a China, apoiando-se no seu potencial econômico em crescimento, deseja alcançar um equilíbrio militar com os EUA na região asiática. Mas seria pouco provável que Washington aceitasse de bom grado uma hipótese de perder a supremacia estratégica sobre a China. E para reforçar a sua segurança na disputa pela liderança, a Casa Branca pretende formar um "arco anti-balístico" que contorne as fronteiras chinesas. Uma parte de mísseis e radares será instalada no Barém, no Kuwait, na Arábia Saudita e nos EAU. O quadrante leste desta rede será apoiado por bases norte-americanas no Japão e na Coréia do Sul.
As Filipinas e a Austrália estão ser indicadas com freqüência como os países candidatos a acolher os elementos da DAM asiática. A Agência norte-americana da Defesa Antimíssil examina a possibilidade de colocar o terceiro radar nas Filipinas. Esta base se encontra muito próxima das fronteiras chinesas, sendo ainda um local ideal para acompanhar e fazer observação de mísseis lançados das zonas meridionais da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.