sábado, 29 de setembro de 2012

João Pessoa: Cartaxo cresce 6 pontos e se mantém na liderança


Pesquisa Correio/Consult - EstimuladaCandidato pela coligação ‘Unidos por João Pessoa’, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) disparou na liderança pela Prefeitura da Capital. A terceira rodada da pesquisa Consult, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela novo crescimento - de quase sete pontos percentuais - do petista. Cartaxo obteve 30,58%. Na pesquisa anterior, esse percentual estava em 23,92%.
Em segundo lugar, figura o senador Cícero Lucena, candidato pela coligação ‘Por amor a João Pessoa, sempre’. O ex-prefeito da Capital caiu na pesquisa. Na segunda rodada, foi citado por 22,92% dos eleitores entrevistados e, agora, o percentual ficou em 20,17%. A oito dias das eleições municipais, a diferença entre o tucano e o primeiro colocado ultrapassa os 10 pontos percentuais.
Na pesquisa anterior, o quadro era de empate técnico entre Luciano Cartaxo, Cícero Lucena e o ex-governador José Maranhão (PMDB), que concorre pela coligação ‘João Pessoa mais feliz’. O peemedebista também registrou queda nessa terceira rodada. Saiu de 21,17% para 18% (3,17 pontos percentuais).
A ex-secretária de Planejamento de João Pessoa, a candidata da coligação ‘Pra seguir em frente’ Estela Bezerra (PSB), se mantém na quarta colocação, com 14%. Na última pesquisa, obteve 14,42%.O professor Renan Palmeira, do Psol, subiu quase um ponto e aparece em quinto lugar na pesquisa Consult/Correio com 1,17%. Antônio Radical, do PSTU, também cresceu e agora está sem sexto. Ele foi citado por 0,58% dos eleitores entrevistados. Em último lugar na pesquisa está a professora Lourdes Sarmento com 0,33%. Na última rodada, ela figurou em quinto lugar.
Em relação ao número de indecisos (não sabe dizer), a terceira rodada mostra nova queda no percentual, de 10,67% para 7,67%. Outros 7,5% responderam que não votariam em nenhum dos sete candidatos citados na pesquisa. Um crescimento de quase dois pontos em relação à pesquisa passada. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 00058/2012 no dia 20 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 23 e 25 deste mês. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 1.200 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares. Essa é a terceira pesquisa realizada após o registro de candidaturas (julho) e o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. 

Espontânea

Na pesquisa espontânea, o petista Luciano Cartaxo também sai na frente. Ele obteve 28,08% das intenções de voto, registrando um crescimento de oito pontos percentuais se comparado à rodada anterior (20,08%). O tucano Cícero Lucena vem em segundo com 16,83% (na pesquisa passada esse percentual era de 18,67%).

José Maranhão figura em terceiro lugar com 16,83%. Na última rodada, o peemedebista pontuou com 17,33%. A socialista Estela Bezerra permanece na quarta colocação com 9,75%. Na pesquisa espontânea anterior, ela estava com 10,25%. 

Renan Palmeira, Antônio Radical e Lourdes Sarmento aparecem com 0,93%, 0,33% e 0,8%, respectivamente. O atual prefeito Luciano Agra (sem partido) foi novamente citado na pesquisa espontânea com 0,17%. Nessa rodada, aparece o nome do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com 0,8%. 

Os indecisos (não sabem dizer) nessa rodada somam 20,42% (uma queda de seis pontos em relação à segunda rodada). Já 8,42%% responderam que não votarão em nenhum dos ‘prefeitáveis’. 

Pode mudar

A pesquisa Consult/Correio quis saber ainda: “A sua intenção de voto para prefeito(a) de João Pessoa, hoje, poderá ou não mudar até a eleição?”. A oito dias das eleições municipais (7 de outubro), 67,42% responderam que não mudarão o voto. Já 25,08% disseram que podem sim mudar o voto. Não sabem dizer somam 7,5%.

Guia eleitoral

A partir deste sábado, os ‘prefeitáveis’ da Capital terão apenas dois guias eleitorais para tentar convencer o eleitorado e nesta reta final, os números da pesquisa Correio/Consult revelam que o interesse pelos programas aumentou.

Dos eleitores entrevistados, 29,75% responderam que sim, mas com pouca frequência. O guia para prefeito da Capital é exibido às segundas, quartas e sextas-feiras. Outros 41% responderam que sim, assistem os guias eleitorais, com muita frequência. Um crescimento de mais de 18 pontos percentuais em relação á pesquisa anterior (22,67%) Já 29,25% responderam que não têm acompanhado.

Leia mais em portal correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.