sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Amizade entre Rússia e EUA cheira a petróleo


As empresas Rosneft e Exxonmobil acordaram entre si a exploração conjunta das plataformas continentais do Mar de Kara e do Mar Negro.

ExxonMobil Rosneft ExxonMobilSegundo as previsões, no campo de exploração Prinovozemelsky Oriental, no Ártico, as reservas de petróleo constituem cerca de cinco bilhões de toneladas e as de gás – mais de oito trilhões de metros cúbicos.
A indústria petrolífera russa se orienta cada vez mais para a exploração das plataformas continentais. Apesar das grandes reservas de hidrocarbonetos no continente, a extração de combustíveis naturais do fundo do mar é hoje mais rentável e promissora, considera a analista de petróleos e gás da Agência de Análises Independente Investkafe Yulia Voytovich:
“O problema é que, a cada ano que passa, na Rússia aumenta a quota parte dos recursos naturais de difícil extração. Muitas companhias efetuam perfurações na Sibéria Ocidental inferiores a três quilómetros de profundidade. Contudo, aí as reservas em profundidade são calculadas em centenas de milhões de toneladas. As reservas de extração difícil estão, no entanto, associadas igualmente a investimentos avultados e à utilização de tecnologias de ponta. A exploração da plataforma do Ártico é igualmente cara e compleza, mas as quantidades dos recursos são muito elevadas. Em perspetiva, a exploração da plataforma continental russa permitirá estabilizar a extração de petróleo e gás na Rússia, cobrir a procura interna e aumentar o volume das suas exportações.”
A exploração dos recursos energéticos da plataforma continental não só irá constituir uma grande contribuição para as finanças russas, mas também dará um sério impulso ao desenvolvimento tecnológico da indústria extrativa do petróleo e do gás da Rússia, afirma Anatoli Dmitrievski, diretor do Instituto dos Problemas do Petróleo e do Gásda Academia de Ciências da Rússia (ACR):
“Em geral, a Rússia está atrasada na exploração do petróleo e gás na plataforma continental. As tecnologias off-shore são uma área tecnológica de ponta que propiciam o desenvolvimento de áreas contíguas da indústria do petróleo e do gás. Com estes recursos, a exploração da plataforma do Ártico é uma etapa muito importante para a Rússia. Já para a Еxxonmobil trata-se de uma estratégia para o futuro.”
O acordo não se ficará, no entanto, pela exploração da plataforma continental russa. Segundo as suas condições, a Rosneft recebeu 30% de quota em vários projetos de prospeção e de extração daЕxxonmobil no Canadá, assim como no Golfo do México e nas jazidas do Texas nos EUA. No futuro, as empresas planejam explorar em conjunto as reservas de petróleo de extração difícil na Sibéria Ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.