quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Água para Todos beneficia 2,5 milhões moradores do Semiárido


Entrega de cisternas já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas na regiãoForam entregues 500 mil cisternas, e até o fim de 2013, serão construídas mais 28,5 mil para a população da Bahia, Ceará, Paraíba e do norte de Minas Gerais
A população do Semiárido brasileiro sofre com os efeitos da seca. Para isso, o Ministério da Integração Nacional  , em articulação com outros órgão dos governo, por meio do  programa Água para Todos,  tem beneficiado os moradores dessa região com a entrega de cisternas. Ao todo, mais de 2,5 milhões de pessoas foram beneficiadas pelos tanques entregues nos últimos nove anos. Esta terça-feira foi marcada pela entrega da cisterna número 500 mil. 
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello participou da solenidade . “O dia de hoje é um marco. Comemorar 500 mil cisternas nos mostra que é possível acreditar no sonho de conviver com o Semiárido e de universalizar o acesso a essas tecnologias sociais”, disse.
Representante da Articulação do Semiárido no Ceará, Cristina Nascimento, comparou a situação anteriormente vivida pelas famílias da região com a nova condição: “A seca deste ano poderia ter sido muito pior sem as cisternas. Temos convicção de que elas, junto com outros programas do governo federal, não só amenizam os efeitos da estiagem, como permitem uma vida mais digna no Semiárido.”
A cisterna de placas de cimento para captação e armazenamento de água da chuva é uma tecnologia social de baixo custo e pouca complexidade. Garante o acesso a água para consumo a famílias residentes na zona rural de municípios que sofrem com os efeitos da seca e da falta de água de boa qualidade para consumo humano. “Com capacidade para 16 mil litros, a cisterna atende ao consumo de uma família de cinco pessoas por período médio de sete meses”, explica a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS,  Maya Takagi.
Além de entregar a cisterna de número 500 mil, a ministra Tereza Campello também anunciou parceria para prestação de serviços com o Banco do Nordeste (BNB). Até o fim de 2013, serão construídas mais 28,5 mil cisternas de placa para consumo e 1.650 para produção no Semiárido da Bahia, do Ceará, da Paraíba e do norte de Minas Gerais.
Água para Todos 
O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional  e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, instituído pelo governo federal em julho de 2011 para erradicar a pobreza extrema. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já instalou mais de 13 mil cisternas em 27 municípios, em áreas rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro, envolvendo recursos da ordem de R$ 65 milhões.
 Portal Brasil e Focando a Niticiá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.