A temporada de chuva que provoca deslizamentos e enchentes na Colômbia já deixou pelo menos 70 mil desabrigados e desalojados, principalmente na região de Chocó, no Norte do país. Há 94 municípios em estado de emergência. O assunto é conduzido pela Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (Ungrd).
A Ungrd mantém o sinal amarelo na região do Caribe – no Norte. A ideia é fazer com que a população fique atenta à possibilidade de cheia dos rios Sinú e San Jorge, que descem da Serra Nevada de Santa Marta. A chuva intensa também é registrada nos departamentos (estados) do Amazonas, de Arauca, Meta, Casanare, Cesar e Magdalena.
No departamento (estado) de Antioquia, no Nordeste da Colômbia, a chuva causou dois deslizamentos de terra, no trecho da estrada nacional, que liga Medellín a Bogotá, gerando transtornos no tráfego rodoviário.
O diretor do Instituto de Estudos de Hidrologia, Meteorologia e Ambientais (Ideam), Omar Franco, recomendou a revisão, por parte dos conselhos dos estados e municípios, dos leitos dos rios. O objetivo é adotar ações que evitem o agravamento da situação.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.