sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PIB supera expectativa e cresce 2,6% no primeiro semestre



No trimestre, aumento foi de 1,5%; todas as atividades econômicas cresceram no período, com destaque para a agropecuária e indústria.

 A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre, em relação ao trimestre anterior, e cresceu 2,6% no acumulado de 2013. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, totalizou R$ 1,2 trilhão no período de abril a junho. 
O crescimento superou as expectativas do Banco Central, que eram de 0,89%, e do próprio mercado, que ficava em torno de 1%.
Os dados foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o PIB teve crescimento de 3,3%. No primeiro trimestre, o PIB havia crescido 0,6% em relação ao trimestre anterior.
Em relação ao 1º tri de 2013, todas as atividades econômicas cresceram, com destaque para a agropecuária (3,9%) e para a indústria (2%). Os serviços registraram expansão de 0,8%.
Todos os subsetores que formam o indicador da indústria apresentaram resultados positivos. O melhor desempenho foi da construção civil (3,8%). A indústria de transformação apresentou aumento de 1,7%.
Outro destaque em relação à indústria foi a formação bruta de capital fixo, com crescimento de 3,6%. O indicador exprime os investimentos das empresas em máquinas e outros bens para ampliar a produção.
As exportações de bens e serviços cresceram 6,9%, enquanto que as importações aumentaram em menor ritmo: 0,6%.
Foto: Zito Bezerra
Créditos: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.