Mercúrio pode ter sido formado de dois protoplanetas
Cientistas dos EUA e Suíça estudaram a possível dinâmica de formação da atual constituição de Mercúrio.
Os autores publicaram o seu estudo num artigo na revista Nature Geoscience, mas o seu resumo pode ser lido na página da Universidade de Arizona (EUA).
Os astrofísicos realizaram a modelação numérica da formação de Mercúrio e concluíram que, nas etapas iniciais de desenvolvimento do Sistema Solar, há mais de 4 bilhões de anos atrás, nas órbitas ao redor do Sol ocorreu uma série de choques de objetos espaciais, cujo resultado foi que alguns pedaços formaram o atual planeta, enquanto que outros foram lançados para fora da órbita.
Num dos modelos, o proto-Mercúrio bateu quase à tangente no proto-Vênus, o que fez com que parte do manto e da crosta do Mercúrio inicial se tenha dispersado no espaço circundante e, depois, formado Vênus.
A muito conhecida hipótese da formação de Mercúrio consiste em que a atual estrutura do planeta formou-se devido ao choque direto de um protoplaneta e um objeto espacial. Segundo os especialistas, depois dessa interação podia ter ocorrido o lançamento para o espaço circundante de parte significativa da crosta externa e do manto do protoplaneta. Porém, o alto conteúdo anormal em Mercúrio de potássio, enxofre, cloro e sódio, que também deviam ter saído do planeta, contradiz semelhante hipótese.
Segundo os cientistas, de forma semelhante a Mercúrio formaram-se Marte, bem como alguns asteroides, como, por exemplo, Vesta e Psíque. Os astrônomos planejam continuar a modelar a formação de corpos espaciais do grupo da Terra.Screenshot: YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.