sábado, 19 de julho de 2014

Manifestação a favor da Palestina é proibida em Paris

França, Paris, Israel, Palestina, manifestações
A prefeitura de Paris proibiu nesta sexta-feira, dia 18 de julho a realização de uma manifestação pró-palestinos na capital francesa, depois que no último domingo passado foram registrados choques diante de duas sinagogas. 

Ante os riscos graves para a ordem pública que sua realização geraria em um contexto de tensão, a prefeita decidiu proibir a manifestação", afirma o comunicado oficial. Os organizadores da manifestação indicaram que apresentarão um recurso ante a Justiça pedindo a manutenção do evento. No domingo, várias manifestações a favor da população de Gaza e contra Israel foram organizadas em cidades francesas, com alguns confrontos registrados no fim de uma passeata em Paris. Na capital francesa, os manifestantes –sete mil, segundo a polícia, e 30 mil, de acordo com os organizadores– tomaram as ruas do bairro de Barbès (no norte), atrás de uma faixa que dizia "Apoio total à luta do povo palestino".

A marcha transcorreu de forma tranquila no início, com a presença de jovens e mulheres, aos gritos de "Somos todos palestinos!", "Israel, assassina!" e "Uma única solução, que acabe a ocupação!".Quando o grupo chegou à Praça da Bastilha, começaram os confrontos com as forças de segurança em várias ruas. Os manifestantes lançaram artefatos contra os policiais e os gendarmes, que responderam com granadas de gás lacrimogêneo. Algumas lojas foram danificadas.
Os choques não duraram muito e não se espalharam para o restante da manifestação, que se dispersou debaixo da chuva no início da noite. Manifestantes pró-Palestina tentaram se aproximar de algumas sinagogas nos arredores, disse à AFP uma fonte da polícia. Outras cidades francesas também tiveram protestos, entre elas, Lille (norte), Bordeaux (oeste) e Marselha (sul).Foto: Vesti.ru
Créditos: Voz da Russia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.