Segundo o estudo, concluído no último semestre, a ampliação da renda deve-se diretamente ao aumento do lucro do negócio, que em todos os intervalos de número de contratações teve importância superior a 62%.
A pesquisa levou em conta duas dimensões: o empreendimento e a qualidade de vida do empreendedor. A população estudada foi composta por clientes com renda familiar mensal situada entre R$ 678 e R$ 5 mil reais, dando origem a dois grupos: Controle (antes do programa) com 1.549.777 clientes e Tratamento (depois do programa) com 1.106.840 clientes.
Para o grupo de tratamento, foram selecionados clientes que já tivessem realizado no mínimo quatro empréstimos e no máximo 35 no período entre 2005 e 2012. O espaço geográfico definido corresponde aos nove estados da Região Nordeste e ao norte de Minas e Espírito Santo.
De acordo com o Etene, “a estrutura física do empreendimento também é positivamente impactada pelo maior tempo de exposição ao programa demonstrando tendência de redução das atividades realizadas na própria casa do empreendedor e em domicílio e acentuada a tendência de crescimento da atividade realizada em ponto comercial, o que representa maior solidez do microempreendimento”.
Dessa forma, as análises permitem concluir que os recursos do Crediamigo são muito importantes para dar sustentação à atividade econômica, com tendência de melhorias, na medida em que os clientes ficam por mais tempo expostos ao programa.
Sobre o Crediamigo
O Crediamigo é um programa de microfinanças que busca desenvolver o setor microempresarial mediante a oferta de serviços financeiros e de orientação empresarial, de forma sustentável, oportuna e de fácil acesso. Foi referência para a criação do Programa Nacional de Microcrédito (Crescer).
Créditos: Paraíba Total
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