segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Gel retém a água das plantas e possibilita o desenvolvimento agrícola em desertos.

Cientistas russos dão provas de ser possível criar plantas medicinais nas áreas arenosas. Para o efeito, foi inventado um cryogel polímero especial, capaz de proteger árvores, arbustos e a vegetação contra a perda de umidade. A nova substância retém a água e, ao mesmo tempo, protege a vegetação contra o frio. Assim se cria um ambiente úmido para as plantas no terreno seco e um “invólucro” quente para as culturas do clima frio. O novo gel, leve e relativamente barato, foi inventado por especialistas do Instituto de Química de Petróleo com a sede na cidade de Tomsk, importante centro científico da Sibéria Ocidental. Os respectivos testes já foram realizados no deserto de Gobi no território da Mongólia e da China.
As mudas de árvores coníferas, plantadas há dois anos no solo arenoso misturado com o novo cryogel, cresceram, tendo atingido a altura de 1,3 metros. Em comparação com outras plantas elas têm a cor verde-vivo. “Os abetos plantados no mesmo período sem o uso de cryogel morreram, conta Maria Fufaeva, participante da experiência, colaboradora científica do referido Instituto. “Depois de usado o gel, no deserto de Gobi cresceu trifólio e outras plantas medicinais”, concluiu.

Cumpre dizer que a nova substância é mais eficiente do que os cryogeis de gerações anteriores por levar uma séria vantagem – ela não contém uma fase de gás, o que afeta o regime de umidade e o isolamento térmico. Quanto maior for o conteúdo de gás no liquido, tanto mais elevadas serão essas características” 
”A geração de gás se realiza diretamente na solução polímera, salienta o professor catedrático, Vladimir Manzhai. Na sequência disso, se forma uma espuma, composta de partículas miúdas. Em etapa seguinte, a espuma se congela e, se necessário, se descongela”.
Em virtude de isolamento térmico, proporcionado por cryogel, as plantas podem resistir ao frio. Isso é muito importante para as regiões em que se verificam geadas noturnas, as zonas montanhosas e as regiões com o clima frio. A ação do gel na qualidade de um “cobertor” quente foi testada em Chita, na Sibéria Ocidental.
Naquela cidade siberiana, o inverno é muito frio e o solo se congela. Mas devido ao uso do cryogel, a água, mesmo com a temperatura do ar igual a 40 graus negativos, não deixa de ser líquida”, revelou a diretora do Instituto de Química de Petróleo, Lyubov Altunina. “Se nessas condições semearmos uma planta, a semente será encoberta por um “casaco de pele”. As raízes sustentarão o frio e o calor e a planta irá sobreviver”.
O cryogel não produz efeitos colaterais. Não suprime a microflora do solo. Por via de regra, se introduz após a semeação juntamente com a água, fertilizantes ou adubos. Os colaboradores do Instituto planejam alargar a área de emprego de cryogeis espumantes. Se na solução do polímero forem introduzidos aditivos, a nova substância, projetada por cientistas russos, poderá ser usada como um adubo.(Voz da Russia).
Créditos: Portal Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.