domingo, 14 de setembro de 2014

Arruda desiste da candidatura. Mas coloca a mulher como vice

José Roberto Arruda (DF) desiste da candidatura ao governo do PR (Foto: Agência Brasil)O ex-governador José Roberto Arruda (PR) anunciou neste sábado (13) que desistiu de concorrer ao governo do Distrito Federal. Arruda fez o anúncio faltando menos de 48 horas para o término do prazo que a Justiça Eleitoral estipula para troca de candidaturas. Com a desistência, a coligação anunciou uma nova chapa, formada por Jofran Frejat (PR), que era vice anteriormente, como candidato a governador, e Flávia Peres (PR), mulher de Arruda, como vice.
José Roberto Arruda é acusado de participar do esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM. Arruda foi filmado pelo ex-secretário Durval Barbosa recebendo dinheiro em espécie que, segundo Durval, eram referentes a pagamento de propina. O escândalo e as investigações da Polícia Federal, na Operação Caixa de Pandora, levaram à sua cassação, em 2010.
Para concorrer às eleições este ano, Arruda enfrentou uma batalha jurídica. Como ele foi condenado por improbidade administrativa, ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ainda assim, o ex-governador tentou o registro e começou a campanha eleitoral. Seu registro foi barrado em várias instâncias, como no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ainda tinha a opção de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas com a candidatura em risco, preferiu pela renúncia.
Apesar do escândalo e da batalha jurídica, Arruda tinha esperanças de ser eleito. Ele liderava a disputa pelo governo do Distrito Federal com folga segundo as pesquisas de intenção de voto. O Datafolha, por exemplo, mostrou Arruda com 37% das intenções de voto, na frente de Agnelo Queiroz, do PT, com 19%, e de Rodrigo Rollemberg, do PSB, com 18%.
Para anunciar a decisão, Arruda conversou com jornalistas em Brasília. Segundo o portalG1, ele disse que este é, provavelmente, o "momento derradeiro" de sua vida política. "Eu queria pedir licença aos meus amigos para dizer em primeiro lugar que nos últimos meses e sobretudo nos últimos dias eu vivi uma linda história de amor. E essa história de amor é uma relação íntima, de alma, que eu tive a chance de ter com cada pessoa humilde desta cidade. O meu reencontro com a população de Brasília não vai nunca mais sair da minha alma. E eu quero neste momento, provavelmente o derradeiro da minha vida pública, agradecer a cada um".
Créditos:Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.