O setor de bebidas, um dos que mais lucra com publicidade no país, utiliza recorrentemente o apelo sensual como forma de fazer seus anúncios. A marca de cervejas Itaipava é uma das que segue essa cartilha mas, na última quinta-feira (11), o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou que a empresa suspenda uma propaganda em que, segundo o órgão, houve apelo excessivo à sensualidade.
A propaganda em questão é um cartaz que mostra uma modelo de biquini com uma embalagem diferente de Itaipava em cada mão. Acima de cada embalagem, está a quantidade de cerveja (300 ml e 350 ml). Logo abaixo dos seios da modelo uma outra quantidade: 600 ml. A propaganda ainda vem com a frase “Faça a sua escolha”.
Ainda que o Conar tenha feito a recomendação por conta desta campanha, uma outra propaganda da mesma marca e com a mesma modelo foi analisado pelo órgão e liberada. No outro cartaz, o cunho é supostamente machista: a mulher segura uma garrafa e, bem ao lado, há a mensagem “20% casa, 30% comida, 50% roupa lavada”.
O grupo Petrópolis, dono da marca, informou por meio de nota que “respeita” e “acata” a decisão do Conar.
Créditos: Revista Forum
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