Reunida com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) na noite de quinta-feira, a presidenta Dilma Roussef afirmou que estão garantidos investimentos de no mínimo R$ 25 bilhões ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, Dilma discutiu a pauta de reinvindicações do Grito da Terra Brasil, movimento organizado pela Contag. O governo deverá anunciar o Plano Safra 2015/2016 em junho.
“Eu considerei, pessoalmente, muito positivos os anúncios e as colocações que a presidenta fez hoje. Primeiro, ela reafirmou as grandes diretrizes do nosso governo. O compromisso com a reforma agrária, o nosso empenho em assentarmos em condições dignas, as famílias que estão hoje acampadas no território nacional”, afirmou Patrus Ananias, após a reunião. Segundo o ministro, a reforma agrária passa pelo desenvolvimento e expansão da agricultura familiar brasileira.
O presidente da Contag, Alberto Broch, considerou o encontro positivo para o setor. “Conversamos também sobre a estruturação de um pacto federativo para a comercialização de produtos da agricultura familiar, que pode fornecer alimentos para o governo de maneira facilitada. E a presidenta Dilma também se comprometeu que haverá um forte programa de reforma agrária”, observou Broch.
O aperfeiçoamento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que tem como objetivo garantir a saúde, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos comercializados, e a expansão do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) também foram abordados na reunião.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Blog do Planalto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade de seus autores.